-
-
751 m
215 m
0
192
383
766,92 km

Просмотрено 2833 раз(а), скачено 70 раз(а)

рядом с Tomás, Tocantins (Brazil)

ROTEIRO DETALHADO

Sábado - ORIGEM / PALMAS - Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a Palmas. Recepção e traslado até o hotel. Às 18h00 encontro na Pousada das Artes para pequeno briefing sobre a expedição (presença não obrigatória). Pernoite.

Domingo - PALMAS - SERRA DO GORGULHO (C, A, J) - Após o café da manhã, às 09h00, saída para o Jalapão. Trajeto a bordo do Caminhão Mamute por cerca de 4 horas, parte em estrada de asfalto (118Km até Novo Acordo) e o restante em estradas de terra. Chegada ao primeiro acampamento, na Fazenda do Seu Camilo (71Km - estrada de cascalho). Recepção, almoço caseiro e montagem do acampamento em conjunto. À tarde, saída para passeio na Serra do Gorgulho, para contemplação do entardecer (caminhada da sede da Fazenda do Seu Camilo até o início da trilha - 2Km em estrada de areião /subida íngreme que é necessário à ajuda de uma corda e degraus já feitos onde só cabe a ponta do pé - caminhada de 20 min - nível: fácil). Retorno ao acampamento, jantar e pernoite.

* Fazenda do Seu Camilo: uma fazenda na exótica Serra do Gorgulho, composta por uma formação rochosa avermelhada, erodida pela ação do vento e das águas no decorrer dos anos, em meio a uma vegetação típica de cerrado.

* Serra do Gorgulho: Possui várias formações rochosas e cânions, lembrando uma cidade de pedra, revestida por um manto verde de vegetação.

Segunda - SERRA DO GORGULHO - SÃO FELIX - CACHOEIRA DA FORMIGA - MUMBUCA (C, A, J) - Saída às 8h30, após o café da manhã. No trajeto parada para banho no Rio Sono (26Km - estrada de cascalho), e contemplação do Morro da Catedral (21Km - estrada de cascalho). Após almoço em São Felix do Jalapão (30Km - estrada de cascalho), saída para banho na Cachoeira da Formiga (52Km - estrada de cascalho até a entrada da Cachoeira do Formiga + 5,6Km da entrada até o atrativo em estrada de areia) e visita à Comunidade da Mumbuca (5,6Km - estrada de areia + 11Km de cascalho com trechos de areia). Montagem do acampamento em conjunto, jantar e pernoite.

* Rio Sono: banha o estado do Tocantins, sendo o maior rio totalmente localizado no estado e deságua no Rio Tocantins.

* Morro da Catedral: paredão composto por uma formação rochosa de arenito de rara beleza.

* Cachoeira da Formiga: queda d´água que forma um poço paradisíaco de águas cristalinas.

* Comunidade da Mumbuca: localizada próximo do Parque Estadual do Jalapão, e onde é produzido o tão famoso artesanato de capim dourado.

Terça - MUMBUCA - FERVEDOURO - MATEIROS - DUNAS - PRAIA DO LILIU (C, A, J) - Após café da manhã, saída do acampamento na Comunidade Mumbuca para passeio e banho no Fervedouro (9,6Km - estrada de cascalho com trechos de areia). Almoço em Mateiros (25Km - estrada de cascalho) e à tarde saída para as Dunas do Jalapão (27Km - estradada de cascalho até a entrada das dunas + 6Km de areia) para contemplação do pôr do sol. Após o entardecer, montagem do acampamento na Praia do Liliu (6Km - estrada de areia + 12,8Km em estrada de cascalho), às margens do Rio Novo. Jantar e pernoite.

* Fervedouro: uma nascente de águas cristalinas onde é impossível afundar. Parece um oásis. Em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, surge um lugar de rara beleza, cercado por bananeiras. Ao seu centro está um grande poço de água azul transparente - na verdade, a nascente de um rio subterrâneo. A água que brota das areias claras cria o fenômeno da ressurgência, que tornam impossível até o banhista mais persistente afundar.

* Dunas do Jalapão: Um cenário tanto inesperado quanto inesquecível, formado por enormes dunas de areia dourada (areia de quartzo), de até 30 metros de altura.

* Rio Novo: Um dos últimos rios de água potável do mundo, de aparência totalmente cristalina. O Rio Novo chama a atenção também pela natureza selvagem que o envolve e pelas belas praias que se formam ao longo de suas margens. Nas águas do Rio Novo, é comum a prática do rafting. Mas há espaço para outros esportes radicais, como a canoagem, rapel, boia-cross (descida pelas corredeiras do rio em boia individual) e acquaride (em que o esportista fica de bruços em cima da boia).

Quarta - RAFTING 1º DIA (classe I/II) (C, Lt, J) - Após café da manhã, inicio da expedição de rafting pelas águas do Rio Novo. O primeiro dia tem 24Km com poucas corredeiras. Haverá momentos de remada e momentos de contemplação, desde trechos com águas bem calmas, até trechos com bastante correnteza. Durante o dia haverá parada para lanche na Praia dos Crentes e momentos para nadar nas águas do rio e observar pássaros como as Araras Azuis e o Pato do Penacho, que se encontra em risco de extinção. No final da tarde, acampamento na Praia das Cariocas, de areias finas e de difícil acesso para quem não faz o rafting. Jantar e pernoite.

Quinta - RAFTING 2º DIA (classe II/III+) (C, Lt, J) - Após café da manhã, saída para o segundo dia de rafting. Neste dia estão a maioria das corredeiras e 26Km de muita água, com vários trechos onde se pode nadar e apreciar a beleza do rio. Parada para lanche no percurso e, no final da tarde, acampamento na Praia dos Buritis Pelados. Jantar e pernoite.

Sexta - RAFTING 3º DIA (classe III/IV) (C, Lt) - CACHOEIRA DA VELHA - PALMAS - Após café da manhã, saída para o último dia de rafting. Serão 6Km remados até chegar ao final do percurso, na Cachoeira da Velha. A partir daí, descida do trecho que possui as melhores corredeiras, uma sequencia de êxtase. Piquenique na Prainha da Velha e reencontro com o Caminhão Mamute para retorno a Palmas (97Km - estrada de cascalho até Ponte Alta do Norte + 170Km em estrada de asfalto até Palmas). Acomodação e pernoite em hotel (jantar não incluso).

* Cachoeira da Velha: duas quedas em forma de ferradura com 10 metros de altura e 100m de largura.

Sábado - PALMAS / ORIGEM - Traslado ao aeroporto de Palmas para embarque de retorno a cidade de origem.
Waypoint

Aparecida do Rio Negro

Waypoint

Cachoeira da Formiga

Waypoint

Cachoeira da Velha

Waypoint

Dunas do Jalapão

Waypoint

Entrada da Cachoeira da Velha

Waypoint

Fazenda Pablo Escobar

Waypoint

Fazenda Seu Camilo

Waypoint

Fervedouro

Waypoint

Mateiros

Waypoint

Morro da Catedral

Waypoint

Mumbuca

Waypoint

Novo Acordo

Waypoint

Palmas

Waypoint

Parada Almoço

Waypoint

Ponte Alta do Tocantins

Waypoint

Praia das Cariocas

Waypoint

Praia do Liliu

Waypoint

Praia dos Buritis Pelados

Waypoint

Praia dos Crentes

Waypoint

Prainha da Velha

Waypoint

Rio do Sono

Waypoint

Serra do Gorgulho

Waypoint

São Felix do Tocantins

2 комментарийиев

  • Rodolfo Lage 12.08.2014

    Muito bacana o roteiro Rodrigo! Você fez por agência? POde passar o contato? Tem fotos?

    Obrigado

  • Фото rodrigoschemes

    rodrigoschemes 12.08.2014

    Olá Rodolfo, fomos pela Venturas mas quem coordenada a Expedição é o pessoal da Quatro Elementos. Eles tem excelente logística e não tenho nada a reclamar deles, muito pelo contrário.
    Ainda não deu tempo de publicar as fotos, voltei no sábado dia 8/8.
    Acesse o site www.venturas.com.br para mais informações.
    []'s

You can or this trail