Время  10 часов 13 минут

Координаты 3167

Uploaded 7 июля 2015 г.

Recorded июля 2015

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 518 m
687 m
0
5,4
11
21,7 km

Просмотрено 7806 раз(а), скачено 405 раз(а)

рядом с Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Num dia em que o Sol prometia estar encoberto e a temperatura agradável decidimos já na Vila do Gerês onde ir neste dia. A escolha por votação democrática ou seja eu dei palpite e minha Célita da Montanha concordou foi " ir até aos Carris e regressar pela Encosta do Sol.
Pequeno Almoço no Centro Comercial da Vila e lá seguimos até Portela de Homem onde paramos viatura. Descemos em direção Ponte sobre Rio Homem e mais uma vez subimos até aos Carris pelo famoso trilho paralelo ao Rio. Embora temperatura agradável o ar estava pesado o que fazia sentir sensação de cansaço, não só a nós como aos outros grupos que passamos e passaram por nós era visível silhueta de esforço não só pelas muitas pedras soltas mas ar de esforço em respirar, aliás desde a Fonte da Abilheira até ás Abrotegas foram consumidos 1,5 litros de água onde tivemos de repor stock de água. Ao chegar aos Carris dois corajosos passam por nós te BTT imagino o que seja pedalar neste trilho pois até caminhar é doloroso, mas continuámos e a nossa surpresa foi descobrir as inscrições de " É PROIBIDA ENTRADA SEM AUTORIZAÇÂO" á entrada dos Carris, pois para nós era a setima vez nos Carris e nunca tinha-mos reparado nesta entrada apenas tive conhecimento dela através do Blog do Anselmo ou "Vales Errantes" no principio do ano e como não preparamos este trilho já não me lembrava onde seria exatamente. Mais uma pequena volta pelos Carris e decidimos almoçar na zona da antiga estação meteorologica onde tem a mesa e vista sobre Curral das Negras, entrada para as galerias, Pitões, Pico da Nevosa..etc. Almoço tratado deu ainda para pequeno descanso e lá continuamos em direção Lagoa dos Carris, subimos ao Marco geodesico onde paisagem de 360º é espetacular desde Louriça, a Fonte Fria, Pico do Sobreiro a Roca Negra entre outros tantos.
A partir daqui foi traçar trilho em direção Amoreira até ao Marco Fronteiriço que cruza com o trilho das Minas das Sombras e subir daqui até Alto da Amoreira pois nossa ideia era fazer Trilho pelo alto na linha de Fronteira. Lá iniciámos descida para Amoreira cruzámos trilho que vem das Sombras e iniciámos a subida para o Alto da Amoreira, uma subida um pouco dura pois não existe trilho mas faz se com relativa facilidade. Daqui avistamos o complexo Mineiro das Minas das Sombras em todo seu explendor e continuámos seguindo Marcos Fronteiriços até ao vale onde existe a nascente de água que alimenta Cascata em frente ao Cabeço de Madorno, pois aqui já não tinhamos água e o ar continuava pesado. Foi apenas uma questão de procurar as zonas mais verdes que quase de certeza encontraríamos água e ao fim de uns minutos de procura ali estava ela senão teríamos de descobrir a linha que alimentava cascata para abastecermos. Daqui foi continuar no sobe e desce constante sempre rodeados de paisagens maravilhosas e ao chegar ao Km 15.2 descobrimos um abrigo Natural com paredes laterais feitas pelo homem em muito bom estado com lenha para fogueira lá dentro e o que parecia feno no chão para fazer de colchão, seguimos caminho sempre rodeados de formas graníticas espetaculares além das paisagens que são deslumbrantes e seiscentos metros à frente chegamos ao Miradouro sobre o Vale do Homem um declive de 370 metros aproximadamente debaixo de nossos pés. Daqui foi seguir mariolas até Cruz de Pinheiro onde mais uma vez apreciámos o Vale do Homem a Albufeira de Vilarinho das Furnas a Louriça Cabeço do Cantarelo, Albas, Pé de Medela, Pé de Cabril, a Portela de Homem Vista de cima e tantos outros simbolos Geresianos.
Apenas salientar que trilho na zona de Cruz de Pinheiro é um pouco fechado devido ás giestas mas o trilho é visivel e faz-se bem.
Mais uma vez um obrigada á minha querida mulher e companheira de montanha por mais este trilho fantastico.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

View more external

altura 1310 m
Parque Nacional Da Peneda-Gerês
altura 930 m
Parque Nacional Da Peneda-Gerês
altura 1400 m
altura 1180 m
España - Portugal
Parque Nacional Da Peneda-Gerês
Parque Nacional Da Peneda-Gerês
altura 1270 m
Estrada n/pavimentada
Estrada n/pavimentada

7 комментарийиев

  • Фото Makca

    Makca 08.07.2015

    Maravilha!

  • Фото Célitos  da Montanha

    Célitos da Montanha 08.07.2015

    Olá João, tinhas razão como sempre. Quanto mais duro mais bonito.
    Valeu e obrigado
    Abraço
    Teixeira

  • Фото Álvaro Rego Pinto

    Álvaro Rego Pinto 13.10.2015

    I have followed this trail  View more

    Um belo trilho, difícil mas vale apena o sacrifício... Maravilhosas paisagens Selvagens do profundo PNPG e PN Xurés.

  • Фото Célitos  da Montanha

    Célitos da Montanha 13.10.2015

    Olá Alvaro, tens razão este trilho é muito bonito, mas durinho tem que chegue.
    Abraço
    Teixeira

  • Фото PuraNatura

    PuraNatura 25.07.2016

    Estava a pensar fazer o vosso trilho no próximo mês...
    Tenho ouvido falar em autorizações para certos locais no Gerês, necessário autorização para o fazer este trilho sem problemas?

    Obrigado e cumprimentos,

  • pedro.f.v.martins 26.03.2018

    Bom dia ontem fiz este trilho estava cheio de neve,depois do marco no cimo das minas foi duro duro muita neve apanhamos 3 nevões fiz em 10h30 tendo demorado 6h a fazer o troço de volta pela encosta do sol

  • Фото medusaw

    medusaw 20.09.2018

    Magnífica! Duriña a volta pola encosta do sol ainda que paga a pena o recordo de facela é de aventura y disfrutando o máximo cada esforzo e cada paixase.

You can or this trail