Время  5 часов 30 минут

Координаты 1707

Uploaded 2 ноября 2017 г.

Recorded ноября 2017

3,0
6,0

Просмотрено 1269 раз(а), скачено 33 раз(а)

рядом с Morro da Lagoa, Santa Catarina (Brazil)

Esta trilha tem suas particularidades, entre elas posso destacar uma grande diversidade de espécies vegetais e por toda trilha é possível visualizar animais silvestres. As paisagens são deslumbrantes, nos pontos mais altos pode-se visualizar os contornos da ilha de Santa Catarina, em especial da porção central da Ilha, assim como Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa, e suas belezas naturais.
É uma trilha de dificuldade média, do ponto de vista físico, pois apesar de ser comprida, aproximadamente 12 km, não tem muitas subidas fortes. Já tecnicamente é uma trilha bem difícil, principalmente da entrada para Toca do Urubu até a Costa da Lagoa, neste trecho há uma série de bifurcações, trilhas secundárias de caçadores, muitas arvores caídas na trilha, dificultando a navegação. Em alguns momentos a trilha se fecha, ao ponto de gerar duvidas sobre estar no caminho certo.
Não aconselho a pessoas inexperientes a se aventurarem por esta trilha. Quem estiver a fim de fazer, se muna de aparelho de GPS e se possível leve um guia ou alguém que conheça a trilha.
Boa trilha!!!

Seguir pela direita

Tomar o caminho da esquerda

Trifurcaçã

Cachoeira da Costa da Lagoa

9 комментарийиев

diego.cotini 06.06.2019

Valeu pela descrição. Estamos pensando em fazer essa trilha, será que está muito fechada agora? Outra dúvida, me parece que não desceu até a costa da lagoa, foi pq estava muito fechada? Lembro que uma vez subi até a cachoeira e estava bem complicado tbm....

jcjcordeiro1 06.06.2019

Oi Diego.

Primeiramente, obrigado pelo contato.

Essa trilha é bem legal, porém depois da toca do Urubu ela fica um pouco mais fechada e com muitas bifurcações, por conta de caçadores e curiosos que abrem novas trilhas. Sugiro que você se guie por GPS, caso contrário você só chega na costa com muita sorte.
    Da última vez que fui, a trilha estava boa relativamente aberta na maioria dos trechos, salvo no ultimo, que desce atrás da cachoeira da costa, ali a trilha meio que sumiu, se não tivesse seguindo o GPS não acharia, ou teria voltado, ou teria que me arriscar mata a baixo, já que a costa estava bem a minha frente, na minha linha de visão.
    De uma olhada nesse vídeo (link abaixo) que fiz da trilha, acho que vai te ajudar a decidir. O melhor mesmo é ir com guia.

Qualquer dificuldade é só me chamar, terei prazer em ajudar. Se precisar de guia, conheço algumas pessoas de confiança. Também sou guia credenciado e formado pelo IFSC. ;)

Joel

diego.cotini 06.06.2019

Olá Joel, eu que agradeço o tracklog e a atenção aí.

Então, nós estamos acostumados a enfrentar umas pauleiras já hehehe mas com certeza o GPS é fundamental, e por garantia vai no celular e relogio tbm. Quanto ao guia, agradeço a preocupação, mas curtimos fazer por conta mesmo, faz parte do desafio e da satisfação. Olhei seu vídeo também, valeu as dicas.

Me inscrevi no seu canal (não vai aparecer pq nossa lista é privada), caso queria conhecer o nosso (apesar que estou muito atrasado e não tenho publicado por um bom tempo, segue abaixo):

Tem o insta onde publicamos com mais frequencia tbm:

Obrigado novamente, quem sabe nos esbarramos por alguma trilha qlq hora. Abraço.

jcjcordeiro1 06.06.2019

Oi Eduardo, eu que agradeço o contato.
    Obrigado pelos links, vou dar uma olhada com carinho, certamente.
    Em relação a preferir o desafio de ir por conta, entendo perfeitamente sua posição, até porque sou adepto dessa forma de fazer trilhas, com o agravante de ir sozinho, não é nada recomendável, mas é assim que me sinto livre, fazendo no meu tempo, falando sozinho, conversando com as plantas e com os animais, pareço um maluco, kkkk.
    Mas pelo que percebi vocês tem preparo e conhecimento, vai se tranquilo. Ótima aventura pra vocês.
    Grande abraço
    Joel

diego.cotini 06.06.2019

Valeu Joel, legal sua maneira de encarar as trilhas, o bom é que a natureza não te julga né hehehe!

Completamente sozinho eu acampei só uma vez em naufragado, que por sinal foi meu primeiro na região, há uns bons anos atrás. Com certeza é uma experiência completamente diferente e tem seus riscos, mas suas recompensas tbm. Importante é compreender os riscos para ir mais preparado.

Mais é isso aí, valeu mais uma vez, ótimas trilhas e aventuras para vc tbm. Grande abraço.

• Фото Matheus Hobold Sovernigo

Matheus Hobold Sovernigo 08.06.2019

Percorri essa trilha ontem com dois amigos, com intenção de observar aves (somos biólogos). Saímos às 9h do mirante do morro da Lagoa, avistamos diversas aves no trecho inicial e depois vimos a paisagem no mirante da Florestinha. No entanto, no resto do caminho nos perdemos algumas vezes, pois a mata está fechada e a orientação mesmo com o GPS fica comprometida embaixo das árvores. Não vimos ninguém durante todo o caminho, só a casa de um eremita. Chegamos na cachoeira da Costa da Lagoa somente às 16h, com os braços e pernas cheios de cortes do capim navalha, então fica o alerta para quem quiser seguir a mesma trilha.

diego.cotini 10.06.2019

I have followed this trail  проверенный  View more

Essa trilha é realmente um desafio, mas vale muito a pena. Várias partes da trilha estavam bem fechadas e algumas não tinham trilha de fato. A parte mais complicada é o início da descida para cachoeira, algumas partes íngremes, com muita vegetação e sem trilha, mas depois que retorna para trilha fica mais tranquilo.

Uma trilha que recomendamos só para quem tem bastante experiência e um bom GPS. Nosso GPS não nos deixou na mão em nenhum momento e foi relativamente tranquilo de seguir, só passamos reto em uma entrada que estava bem fechada, prosseguindo pela trilha mais aberta, mas logo retornamos e voltamos para o tracklog.

Uma trilha que sem GPS seria impossível para quem não conhece, muitas bifurcações, entradas bem fechadas, pontos sem trilha e com muita vegetação fechada. Passamos pelos mirantes tbm, o que aumentou o percurso e altimetria da trilha e mesmo não sendo uma trilha das mais longa se tornou cansativa devido todos esses fatores.

Obrigado Joel, seu tracklog e informações foi fundamental para conseguirmos fazer essa trilha. Parabéns pela ótima marcação. Abraços.

jcjcordeiro1 10.06.2019

Oi Diego,
    Que bom que a aventura e o desafio foram legais para vocês, fico feliz de ter ajudado e obrigado pelo retorno.
    Como você bem falou, não é uma trilha para iniciantes, sem equipamentos adequados.
    Fico a disposição, precisando é só dar um sinal.

Grande abraço e ótimas trilhas.

Joel.

diego.cotini 12.06.2019

Obrigado Joel, agradecemos novamente pelo tracklog e dicas. Com certeza não seria possível a realização da trilha sem esse suporte.

Ótimas trilhas e aventuras para vc também, grande abraço.