Время  2 дней 6 часов 42 минут

Координаты 4107

Uploaded 19 ноября 2016 г.

Recorded ноября 2016

Просмотрено 9349 раз(а), скачено 601 раз(а)

рядом с São José do Barreiro, São Paulo (Brazil)

Em breve relato no Blog Chico Trekking.
No relato informações mais detalhadas serão apresentadas.
_______________________________

Popularmente conhecida como Trilha do Ouro, esta Travessia tem o nome oficial de Caminho de Mambucaba. Isto porque há pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina uma outra vertente também intitulada Trilha do Ouro, que é o ramal de Campos Novos, em Cunha. Por isso é importante fazer esta distinção (Pelo que sei, essa rota não é aberta ao público).

► Classificação moderado para clima amistoso. Sob chuva intensa ou persistente pode se tornar uma rota difícil e desgastante (calçamento liso; muita lama, riachos e rios cheios).

Partindo de São José do Barreiro há uma estrada que sobe a Serra com aproximadamente 26 km, que alterna longos trechos encascalhados com curtos asfaltados. É um trecho muito bonito, que permite contemplar a Mantiqueira por um ângulo diferente. Porém, devido a distância é aconselhável percorrê-la de automóvel.

► A Travessia propriamente dita tem início na Portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, parte alta do Parque. O seu término se dá no Sertão de Mambucaba, no ponto conhecido como Ponte de Arame (na verdade uma ponte pênsil à direita da estradinha; que na verdade não é cruzada).

Muito embora o caminho siga até o litoral, o trecho da ponte de Arame e até o Litoral (BR 101) é uma estradinha com aproximadamente 14 km, com vários sítios e casas nos arredores; além do trecho urbano do Bairro Perequê; sendo mais indicado também percorrê-la em automóvel.

A Travessia possui trilhas amplas e bem marcadas. Inicialmente na Portaria do Parque na parte alta e até depois da região da Pousada D. Palmira desenvolve por uma estradinha vicinal precária; que no mapa consta como uma Rodovia Estadual. Após a Pousada D. Palmira aparecem os primeiros trechos com calçamento em rochas irregulares; adquirindo em alguns pontos o aspecto de trilha propriamente dita.

Irregular, porém razoavelmente preservado, o calçamento feito pelos escravos no sec. XVIII é fator base para que essa rota tornasse um clássico do Montanhismo no Brasil. É muita história pelo trecho que, segundo historiadores, era rota alternativa (ou subversiva) ao Caminho do Ouro, atual Estrada Real. Posteriormente foi utilizada para transporte de café (em tropas) do Vale do Paraíba para o litoral.

Há vários pontos de água pela rota; não sendo necessário transportar grande quantidade. Embora tenha algumas subidas, a predominância da Travessia no sentido Serra-Litoral obviamente é em declive.

► Havia um bom tempo que não retornava ao Bocaina. E dessa vez fomos agraciados com três dias de muita chuva; de modo que as trilhas estavam lisas, com longos trechos em lamaçais; riachos e rios todos bem cheios. Isto exigiu esforço e paciência extras; resultando em poucos registros pelo caminho e nem cogitar visitar alguns outros pontos interessantes pela rota. Mas normalmente esta já é uma rota bastante úmida, com longos trechos sob mata e curtos trechos com visual ao longe.

► Os pontos de pernoite foram o Camping da Pousada Barreirinha na primeira; e as ruínas da Casa Queimada na segunda noite; às margens do Rio Mambucaba, acima da nova ponte pênsil, naquele pasto bem antes da Cachoeira do Veado.

► A grande novidade constatada na Travessia foi a nova ponte pênsil no Rio Mambucaba antes da Cachoeira do Veado; em frente e abaixo das ruínas da Casa Queimada; em local que outrora já existiu uma pinguela. Essa nova e boa ponte facilita a transposição do Rio, evitando a dependência daquela antiga e conhecida gaiola de ferro da Pousada Camping Mambucaba. Também evita a necessidade de transposição do Rio depois da bifurcação da Cachoeira do Veado (sentido Guaripu); fato que já fiz outras vezes.

► O ponto em que se pode encontrar maior dificuldade pela rota é a travessia do Rio Santo Antonio, a poucos quilômetros do final da Travessia na Ponte de Arame. Isto porque a ponte pênsil encontra-se em péssimo estado; inclinada para a direita e com "pega-mãos" bambos; um deles arrebentado. Em caso de chuva (como foi o nosso caso) isto se complica bastante, pois as tábuas ficam lisas feito sabão; e a conhecida passagem do rio (o "porto") abaixo da ponte apresenta forte correnteza. Igualmente fica complicado o seu contorno pela esquerda e mais acima.

► Portanto fique atento: O período ideal para essa Travessia é de abril a setembro.

Muro Parque Nacional. À direita, 30 metros antes cachoeirinha

Isidro Esquerda

Cachoeira Santo Isidro

Isidro

Esquerda: Atalho em trilha. Compensa!

Atalho Esquerda

Fim Atalho - H2O riacho na trilha a 500m adiante

Riacho

Riacho 1

Esquerda: Acesso Cachoeira das Posses. Ruína 1 no acesso à direita.

Posses Esquerda. Ru�na � direita adiante

Seguir reto pelo resto do calçamento. Esquerda desvio de mula

Seguir REto pelo cal�amento

Cachoeira das Posses

Posses

Ruinas 2. Pequena área camp antes da ruína

Ruinas Posses2. Antes da casa pequena �rea para camp

Riacho com ponte de madeira

Ponte Riacho

Trecho com visual mais aberto

Trecho Capoeira mais aberto

Atalho Pousada Barreirinha

Atalho Barreirinha

Barreirinha Pousada Camping

Ponte de Arame à direita: Fim da Travessia. Ponto de resgate ou siga reto pela estrada

Ponte de Arame

Bifurcações 1 e 2 adiante: Seguir Direita. Esquerda Sr. Orlando - Arapeí Bananal

Bifurca��o 1 e 2 adiante: Seguir Direita - Equerda Trilha Ouro Rio Guaripu

Gaiola Rio Mambucaba - Pousada Camping do outro lado do Rio

Ruínas Casa Queimada. Opção Camp Natural

Ru�na Casa Queimada

Bifurcação: Direita Pinguela, depois Cachoeira do Veado. Reto Trilha Ouro Rio Guaripu

Bifurca��o Direita Cachoeira Veado e Pinguela Ribeir�o Veado - Reto Trilha Ouro Rio Guaripu

Cachoeira do Veado

Cachoeria Veado

Ponte pênsil Rio Mambucaba. À esquerda acesso à Pousada Camping Mambucaba (da Gaiola)

Ponte pensil no Mambucaba

H2O Cano para gado

Trecho linda vista Cachoeira do Veado

Linda vista Cachu Veado

Porteira Alto Morro. Bela Mata. Prepare para longas descidas e calçamento irregular

Porteira Alto Morro. Doravante prepare para descer

79 комментарийиев

Lucas Santana 23.11.2016

Parabéns! Eu quase fui uma vez para esta trilha/travessia. Por isso ela ainda está na minha lista de a fazer.
    Você acampou dois dias certo?

Francisco Chico Trekking 23.11.2016

Oi Lucas,
    Tudo bem contigo?
    Essa rota é um clássico nacional, vale a pena estar por lá!

Sim, dessa vez acampamos a primeira noite na Pousada Barreirinha (área gramada ao redor da casa) e a segunda noite nas ruínas de uma construção, atualmente em frente/acima da nova ponte do Rio Mambucaba. Escolhemos esse lugar porque estava chovendo muito, e por ali pelo menos tínhamos uma cobertinha pra esticar as tralhas eheheh
    Então tá dito, vá e não se arrependerá! Abraços

Lucas Santana 24.11.2016

Maravilha! Valeu Francisco e um abraço!

• Фото michelferraz

michelferraz 16.12.2016

wow!!! ainda tem essa ponte? nunca achei... esse fds vou fazer bate e volta no veado, vou procurar! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/trilha-do-ouro-parque-nacional-serra-da-bocaina-caminho-de-mambucaba-15548324#wp-15548371/photo-9687785

Francisco Chico Trekking 23.12.2016

Ei Michel. tudo bem contigo? Como foi o bate e volta? Estive off desde a semana passada e por isso somente agora respondendo.
    Essa ponte é novinha em folha, e fica próxima às ruínas da Casa Queimada; isto é, entre a gaiola do Tião e o acesso à Cachoeira do Veado. Espero que tenha encontrado! Dê notícias! Abraços https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/trilha-do-ouro-parque-nacional-serra-da-bocaina-caminho-de-mambucaba-15548324#wp-15548371/photo-9687785

• Фото michelferraz

michelferraz 27.12.2016

tem contato do camping? /outdoor-trails/trilha-do-ouro-parque-nacional-serra-da-bocaina-caminho-de-mambucaba-15548324#wp-15548367

Francisco Chico Trekking 27.12.2016

Ei Michel, tente falar (12 99760-4607 ou 99174-5625). Quando fui da última vez não usei o espaço. O Tião não tem ficado mais lá no lugar diariamente; mas em feriados e conforme reserva um rapaz segue pra lá pra atender os clientes. Bons ventos ok? Abraços

Henrique Mended 18.01.2017

wikiloc pega legal, ou ideal é usar gps?

Lucas Santana 18.01.2017

Creio que pega sim, digo isso pois usei para a Serra Fina e foi perfeito.

Francisco Chico Trekking 18.01.2017

Ei Henrique,
    Como o Lucas comentou, dá pra usar o aplicativo por lá. Dessa vez alguns amigos utilizaram; e a única diferença observada não foi em trajeto, mas em quilometragem, mas creio que isto foi algum problema de calibragem do celular. Então, cuide apenas em garantir bateria suficiente e pé na trilha.
    Bons ventos pra você, obrigado pelo comentário!

Henrique Mended 18.01.2017

valeu Obrigado gente, pq um amigo disse que trilhas fora da cidade , precisam do garmin. que wikiloc não pega. Pois queria fazer Frade e ele disse q com wikiloc não dava, ai fiquei na dúvida. em breve vou explorar esse lindo parque e parabéns pelo relato

Francisco Chico Trekking 19.01.2017

Valeu Henrique; vá mesmo porque o lugar é lindão! E como escrito no relato, as trilhas são amplas, sem grandes dificuldades em navegação. Pode ir tranquilo!
    Em relação ao aplicativo, o que mais tenho a dizer baseado em experiências de amigos é que o aplicativo funciona bem. O que interfere diretamente na qualidade do funcionamento do aplicativo é o aparelho celular. Mas hj, cada vez mais os aparelhos estão mais sensíveis. Mas confesso que nunca experimentei navegar assim, pois uso GPS dedicado da Garmin.
    De toda forma, até mesmo GPS pode não funcionar corretamente em dados locais, como em fendas, matas densas com árvores muito grandes, próximo a cercas eletrificadas, antenas, fios de alta tensão e até alguns minerais no subsolo, dentre outros. Ademais, variações em poucos metros são normais; por isso é importante estudar as rotas antes de ir a campo!
    Abração, obrigado pela paciência em ler o relato!

Felipe Pedroso 13.06.2017

Eaii! Chico, tudo bem?
    Vou fazer essa travessia agora no mês de julho, acompanhando sua rota no Wikiloc, pode me orientar, no que foi benéfico(importante) e o que mudaria nessa rota?

Francisco Chico Trekking 20.06.2017

Olá Felipe, aqui tudo bem; e contigo?
    O de mais importante que tenho a lhe dizer é o seguinte:
    Fique atento às previsões do tempo e procure ir com clima aberto e seco. Isso faz toda a diferença e possibilita curtir muito mais a rota!
    Quanto à rota não mudaria; apenas procuraria acrescentar uma ida ao Pico do Gavião; cujo acesso se dá a partir da Barreirinha e é possível fazer um ataque para o nascer do sol, no estilo Pico da Bandeira. E se estiver com um tempo maior, um dia a mais, inclua também ida ao Pico do Tira Chapéu, cujo acesso é pouco antes da portaria oficial do Parque e antes de iniciar a travessia propriamente dita. É o ponto culminante da Bocaina e possibilita bonita vista da Mantiqueira.
    E por falar em Barreirinha, caso pretenda se alimentar por lá (janta, café, por exemplo), faça reserva antecipada ok?
    No mais, bons ventos pra Ti, é uma rota clássica que vale a visita! Abraço

Felipe Pedroso 20.06.2017

Tudo ótimo, melhor agora com a sua resposta.
    -(Fique atento às previsões do tempo) Vou consultar sim e já falei com os caras do resgate que pode haver prorrogações no rolê.
    -(Quanto à rota não mudaria) perfeito, foi bem planejado então, parabéns. O Pico do gavião já tinha visto no seu blog, boa vamos decidir no dia essa opção. Tiara chapéu não sabia dessa possibilidade, vou conversar com o grupo, como vamos chegar tarde no inicio é uma boa ideia de fazermos essa rota e iniciar a trilha no dia seguinte cedo.
    Em barreirinha vou ligar e saber os procedimentos do café e jantar.
    Olha! muito obrigado pelo retorno e atenção.
    Sabemos diferenciar uma pessoa que ama o que faz e com isso tem o prazer de passar conhecimentos como você fez aqui.
    Grande abraço

Felipe Pedroso 20.06.2017

Excepcional

Francisco Chico Trekking 22.06.2017

O Felipe, bom ter notícias!
    Isso mesmo, estuda as possibilidades pq dessa forma poderão aproveitar bem a viagem. Você falou em chegar tarde ao início da caminhada. Nesse caso, se estiver fazendo em três dias, ficaria difícil ir ao Tira Chapéu. E então, é possível iniciar a Travessia, caminhar até a Cachoeira das Posses e acampar por lá. Se assim proceder, no dia seguinte, recomendaria esticar até a Cachoeira do Veado, passando direto pela Barreirinha; e não ir ao Gavião.
    Mas como está planejando bem saberá adequar tudo isso!
    No mais, obrigado pelas palavras e feedback. Na verdade a gente só retribui tanta informação que recebemos. Não fazemos nada de excepcional!
    Um abraço, vamos nos falando. Inté!

• Фото Leo Macedo 14/08

Leo Macedo 14/08 05.09.2017

trilha de beleza exuberante

• Фото Leo Macedo 14/08

Leo Macedo 14/08 05.09.2017

Neste ultimo final de semana (1 a 3 set 2017) fiz essa trilha e usei o seu tracklog.
    Eu queria muito chegar à segunda queda da cachoeira do veado mas nao consegui nenhum tracklog e no dia não achei a trilha.
    Um forte abraço e muito obrigado por ter compartilhado o tracklog.

Henrique Mended 05.09.2017

eu já vi treack dessa cachoeira mas não era tão completo como esse, ai não me interessei.

Francisco Chico Trekking 06.09.2017

Ei Leonardo, tudo bem?
    Realmente não há uma trilha definida pra chegar à segunda queda da Cachoeira. Pra ir até lá tem que varar mato, escolhendo as melhores passagens.
    Muito obrigado pelo comentário e fedback.
    Abração

Francisco Chico Trekking 06.09.2017

Olá Henrique,
    Muito obrigado pelo comentário, bons ventos pra Ti! Abraço

• André C. Lima 25.10.2017

Se todas as trilhas do Wikiloc fossem tão detalhadas, seria a falência das agências de turismo.

Francisco Chico Trekking 29.10.2017

Ei André eheheh... Muito obrigado pelo seu feedback e pela gentileza. Nossa intenção é sempre poder ser útil, uma forma de agradecer por tanta informação que recebemos.
    Grande abraço, bons ventos pra Ti, sempre!

• Фото Robson Magalhães

Robson Magalhães 29.01.2018

I have followed this trail  проверенный  View more

Segui essa trilha. Muito boa as informações. Somente ficamos confusos em uma bifurcação após a travessia do Mambucaba de frente pro mirante pra cachoeira dos veados. Viramos a direita e após um tempo vimos pelo GPS que nos afastamos da trilha. Voltamos e pagamos a esquerda pra dentro da mata.
    Fizemos com muita chuva. Muita lama e pedras escorregadias. Faça em tempo seco!!!!!

Francisco Chico Trekking 30.01.2018

Ei Robson,
    É verdade, por ali há uma saída que devido à posição pode induzir a continuar à direita. Bom que rápido reordenaram.
    E sua recomendação procede: apesar de sol-chuva fazer parte da vida de qq caminhante, percorrer a Trilha do Ouro com tempo aberto é bem mais proveitoso.
    Grande abraço, bons ventos pra Ti. Inté!

• Фото andersonlessi

andersonlessi 18.02.2018

trilha com excelente cachoeiras

Francisco Chico Trekking 20.02.2018

Obrigado Anderson pelo feedback!
    Abraço

• Фото PabloMota

PabloMota 18.04.2018

Chico, boa noite.
    Da pra fazer essa trilha em dois dias e fazer pernoite na palmirinha? Tipo chegar bem cedo na portaria, passar o dia caminhando e dormir na palmirinha. Depois no outro dia continuar a caminhada e chegar até o fim da trilha. Dá pra fazer assim?

• Фото João Carlos TioJohn

João Carlos TioJohn 24.04.2018

Trilha por demais espetacular. Destaco a desconexão. Caminhar concentrado na natureza, na atenção aos parceiros, nos caminhos de pedras, absorto em toda beleza das cachoeiras.
    Embora a dificuldade do resgate, acaba por limitar a travessia para os mais ousados e persistentes.

Francisco Chico Trekking 04.05.2018

É isso aí, sábias palavras TioJohn!!!
    Obrigado pelo feedback... Abraços

• Фото CaioAlmeida

CaioAlmeida 28.05.2018

Trilha maravilosa, com diversos atrativos.
    A navegação é bem tranquila, não há muito com se perder, porém as saidas para as cachoeiras não são muito sinalizadas, por isso acabei passando batido na primeira.
    Os lugares para acampar no meio do caminho não são tão numerosos, nem tão grandes. Mas isso faz com que conheça as pessoas que também estão fazendo a trilha.
    As cachoeiras são deliciosas, todas com um volume de agua grande e ótimos poços para banho. Difícil é ter disciplina para não se enrolar com o horário!
    O final da trilha é muito especial, quando começa o calçamento histórico, parace que fomos transportados para o Brasil colonial, com um quê meio mistico.
    O retorno para a cidade, após o termino da trilha, é um pouco confuso, e pegar o onibus na beira da estrada depois de três dias de caminhada é meio desgastante, mas sempre vale todo esforço!

Francisco Chico Trekking 28.05.2018

Ei Caio,
    Obrigado pelo feedback e comentário.
    São comentários como o seu que ajudam e auxiliam os caminhantes nas suas pernadas. São muito úteis e atualizam o quadro!
    Muito obrigado, bons ventos nas suas pernadas, abraços!

• Фото fahecabrera

fahecabrera 10.08.2018

Boa noite!
    Gostaria de saber se há alguma indicação de resgate, alguma pessoa, no fim da trilha para nos trazer pro ponto de partida?
    Obrigado!
    Me ajudou mto os comentários aqui.

Francisco Chico Trekking 10.08.2018

Ei Cabrera, tudo bem contigo?

Entre em contato com o pessoal da Pousada Barreirinha. Fale com o Tião (Telefone 12 3117-2205), proprietário do lugar. Mediante negociação e agendamento, Ele normalmente faz o traslado do seu veículo do início da trilha até lá embaixo, ao final da travessia (Enquanto você faz a caminhada, Ele pega seu veículo ao início da trilha, e dirigindo o leva até a Ponte de Arame).
    Também converse com ele sobre a possibilidade que você perguntou: resgatá-lo e trazê-lo ao início da trilha.
    Lembre-se que, início e final da travessia se dão em pontos relativamente próximos em linha reta; porém bem distantes via estradas transitáveis; uma vez que há uma serra separando os dois pontos.
    No mais, obrigado pelo contato. Bons ventos pra Ti, abraços!

Obs.: Se algum leitor tiver outra indicação, fique a vontade para informar!

• Фото Joaquim Marcos

Joaquim Marcos 31.08.2018

Olá tudo bem? Vc sabe se está seguro fazer a trilha do ouro?

Francisco Chico Trekking 04.09.2018

Olá Joaquim, tudo bem contigo?
    Bom, não tenho (nem a comunidade de montanhistas) informações certeiras e comprovadas de que possa estar ocorrendo algum perigo para caminhantes que percorrem esta rota. Assim, fique tranquilo.
    Bons ventos pra Ti, abraços

• Фото João Carlos TioJohn

João Carlos TioJohn 04.09.2018

Olá a todos. Joaquim, este ano estive na travessia em duas ocasiões, 16-18/04(segunda à quarta, conduzindo 2 pessoas), e novamente 28-30/04(12 pessoas). Não tivemos nenhuma situação anormal na trilha, na primeira ocasião, estávamos sozinhos na trilha, inclusive o 2º acampamento no Zé do Zico, foi em barracas (Pousada fechada no meio da semana). E estarei conduzindo um grupo agora no feriado 09/2018. Fique tranquilo. Acredito que só levará sustos com os macacos Bugios, quando o grupo na trilha é pequeno, eles aparecem bem mais perto, são curiosos. E fazem uma algazarra.

Francisco Chico Trekking 05.09.2018

Excelente contribuição João Lorena eheheh
    Muito grato pelo comentário, grande abraço!

• Фото Lucas Bertolini

Lucas Bertolini 23.10.2018

Fala Chico, excelente tracklog e relato. Pergunto, qual a área de camping (selvagem, sem precisar pagar ou reservar) mais próximo à Cachoeira dos Veados. Na Fazenda Central consigo acampar, ir até a cachoeira e voltar à Fazenda para o pernoite?

Francisco Chico Trekking 26.10.2018

Ei Lucas, tudo bem contigo?
    Próximo à Cachoeira do Veado há dois pontos que normalmente são utilizados:
    1) No rancho casa queimada, aonde pernoitamos; um pouco mais distante da cachu;
    2) Imediatamente após a cruzar a pinguela, numa área plana à esquerda, bem à beira do córrego. Se o tempo estiver firme esta é uma área ideal.
    3) Fora esses dois locais, a região que antecede o córrego apresenta pasto amplo, em que pelo menos teoricamente poderia se instalar a qualquer canto. Não terá problemas em ficar por ali; áreas há várias.

Já se ficar na região da Fazenda Central é possível ir e retornar; porém são quase 3 km. Por essa distância e por haver ali mais próximo à cachoeira áreas para acampar, acho desnecessário esse procedimento.

No mais, obrigado pelo contato. Bons ventos, um abraço

• Фото marcguidi

marcguidi 23.01.2019

Espetáculo de jornada no coração da floresta e com cachoeiras de tirar o fôlego. Barro e lama recorrentes assim como as emoções de andar num lugar inóspito-sagrado.

Francisco Chico Trekking 24.01.2019

Fala Guidi,
    É isso aí, lugar sensacional, um clássico! Vale a visita.
    Um abraço, inté

• Alexandre S Mello 28.01.2019

I have followed this trail  проверенный  View more

Usamos o tracklog pra fazer a trilha neste feriado (25/1), muito precisa e tranquila de seguir, obrigado por compartilhar! A trilha é linda, com cachoeiras deslumbrantes e muitas nascentes e riachos. O calçamento molhado é um convite pra escorregões. Quando bate o cansaço tem sempre um curso d'água ou cascata pra refrescar. Valeu muito!

Francisco Chico Trekking 29.01.2019

Obrigado pelo feedback Alexandre.
    Sempre vale a pena realizar essa Travessia. É um caminho histórico e de grande beleza. Um abraço, bons ventos, sempre!

• Фото Alexandre Hideki

Alexandre Hideki 23.02.2019

E ai td certo?

cara queria fazer toda trilha em algum camping sem precisar pagar... sera que voce poderia me indicar e quantos km desde a portaria mais ou menos ate chegar a estes pontos? pretendo ir neste feriado de carnaval e comecar no parque da bocaina do dia 2 ate o dia 4 o final da trilha em Mambucaba.

pelo que eu li em alguns relatos tem algumas contrucoes antigas que da para fazer um acampamento neste lugar. confere? ou se tiver um outro lugar legal para acampar tbm gostaria de algumas dicas.

poderia dar um help nestas informacoes?

muito obrigado

Francisco Chico Trekking 26.02.2019

Ei Alexandre,
    Aqui td bem... E contigo?

A dica principal que lhe dou é a seguinte: Fique tranquilo, há muitos pontos que pelo menos em tese você poderia acampar com barraca. O terreno às margens da rota é propício em grande parte. Nessas condições, vale aquela sabedoria antiga: seguir caminhando. Depois das 3 da tarde caminhar abastecido de água. Então, anoiteceu - acampou eheheh...
    Mas a opção gratuita mais utilizada é acampar próximo da Cachoeira das Posses; aonde há as ruínas (Mas lembro que nesse caso o seu segundo dia ficará bem longo; mas absolutamente factível). E na segunda noite acampar próximo da Cachoeira do Veado, seja antes ou após o córrego.
    Bons ventos pra Ti, abraços

Francisco Chico Trekking 26.02.2019

Alexandre, Complementando:
    No esquema acima, você caminharia aproximadamente 9 km no dia 1 (Portaria até Cachoeira das Posses); 21 km no dia 2 (Cachoeira das Posses até Cachoeira do Veado) e quase uns 11 km no dia 3 (Cachoeira do Veado até Ponte de Arame).
    Abraço

• anabarbarav 09.03.2019

Olá! Muito bom tracklog. Uma dúvida, quais campings você sugere pernoitar, dividindo a trilha para ser feita em 3 dia? Obrigada!

Olá novamente hehehe. E indicação para dormir perto da portaria do parque vcs teria? Chegarei durante tarde, estou pensando em subir o tira chapéu no primeiro dia, dormir por perto da portaria, e começar a travessia no dia seguinte, com as duas pernoites acima mencionadas. Você teria também os tracklogs do Tira Chapéu e do Gavião? É possível fazer o gavião e o trecho dois da travessia no mesmo dia? Mais uma vez Obrigada!

Francisco Chico Trekking 12.03.2019

Ei Ana,
    Próximo à portaria somente algum camping natural mesmo. Então é ficar de olho pra escolher algum lugarzinho. Não tenho as rotas pro Tira, nem pro Gavião. Mas aqui mesmo no Wikiloc vc não terá dificuldades para encontrar esses trechos.
    Qto a ir no Gavião, se vc pernoitar na Bandeirinha é totalmente possível e depois prosseguir a jornada. A dica é pular cedo da barraca; para que às 6h00 já esteja subindo. Se dormir até tarde aí não recomendo. Abração

Francisco Chico Trekking 12.03.2019

E a recomendação para pernoites são aquelas que estão no Relato no Blog:
    - Bandeirinha ou Dona Palmira (são próximas);
    - Proximidades da Cachoeira do Veado

• anabarbarav 14.03.2019

Brigadão Francisco!😃

Francisco Chico Trekking 17.03.2019

Disponha Ana
    Bjs

Olá amigo.
    Dê São José do Barreiro para entrada do parque... Tem alguém para levar ao início do parque? fazem lotada ou algo assim???
    Pretendo sair de Bus para fazer a travessia;

Francisco Chico Trekking 20.03.2019

Tomarrock tudo bem?
    Em São José você vai encontrar profissionais que fazem esse traslado sem dificuldades. Muitas vezes poderá encontrar outros aventureiros com os mesmos objetivos e aí dividir valores. A cidade é pequena e você conseguirá se informar. Mas também por isso - cidade pequena - vá preparado para se adequar ao tempo de lugar pequeno!

E outra, indo de ônibus estude em relação ao final da Travessia, pois da Ponte de Arame até a rodovia BR 101 também é um trecho razoavelmente longo; e por lá pode ser mais difícil conseguir traslado. Se não conseguir terá que seguir à pé!

Ou seja, pesquise e estude todas as possibilidades pra que escolha a mais favorável; e se um plano não der certo tenha outro na manga.
    Abração

tomarrock75 20.03.2019

Muito obrigado pelas dicas.
    Vi que o translado da ponte de arame é pouco complicado.
    Mas tenho plano A, B e C.
    Kkkkk

Muito obrigado!

Olá Chico.

Obrigado pelas dicas.
    Vi que o translado da ponte de arame é pouco complicado.
    Mas estou com plano A, B e C.
    Kkkk

Francisco Chico Trekking 21.03.2019

Então será sucesso Tomarrock... Vá e certamente curtirá muito. É um clássico!
    Abraços

• Фото Farley Ferreira

Farley Ferreira 30.03.2019

Da pra fazer de Bike esse trekking parceiro?

Francisco Chico Trekking 02.04.2019

Ei Farley,
    Tecnicamente dá sim Farley; em especial no sentido tradicional; pois predominam descidas! A subida mais íngreme vai estar após o Mambucaba, mas é curta. Há uns trechos com calçamentos estilo pé-de-moleque, mas sob tempo mais seco não vejo problema algum.
    A única recomendação que faço é que verifique junto ao Parque (Secretaria em São José do Barreiro, telefone 12 3117-2143; ou e-mail pnsb.rj@icmbio.gov.br) se a Unidade autoriza a realização da Travessia via bike. Me parece que sim; mas é melhor confirmar antes; pois UC's mudam regras com muita frequência (rsrs). Se possível é só alegria; até porque ainda facilitaria o seu acesso e o término; ampliando ainda mais a jornada (Ah, mas se partir de bike desde a cidade de São José rumo a Portaria prepare as coxas: subidão sem fim pela estradinha hahahaha...
    Abraços, bons ventos!

Muito bom percurso.
    Bem explicado.
    Refiz no dia 13 até 15 de abril 2019.

tomarrock75 18.04.2019

Pegue a trilha muito ruim. Choveu muito. Tornou-se um pouco cansativa.
    Porém sensacional.

I have followed this trail  проверенный  View more

Pegue a trilha muito ruim. Choveu muito. Tornou-se um pouco cansativa.
    Porém sensacional.

Francisco Chico Trekking 18.04.2019

Fala Tomarrock
    Nossa cara, chuvarada por ali tudo fica muito liso e cansativo... Deve ter ficado parecido ao que passei qdo estive lá nessa última vez. Mas vale como experiência, não é mesmo? Abração, obrigado pelo feedback

• Фото Paulokrg

Paulokrg 04.05.2019

Show de bola! Como voce fez para retornar? pagou resgate? se sim, quanto é + ou -? valeu

Francisco Chico Trekking 06.05.2019

Ei Paulo,
    Na ocasião desse relato/gravação fomos em grupo com transporte fretado; pois éramos vários e início/final são bem distantes.
    Como o resgate ao final é mais complicado que chegar ao início da trilha, para poucas pessoas a dica é contatar o pessoal da Pousada Bandeirinha. Eles podem levar o seu automóvel do início para o final da trilha enquanto se realiza a Travessia. Quanto a valores infelizmente não os tenho atualizados; só mesmo pesquisando. Bons ventos pra Ti, abraços.

ROBERTO MORAIS 06.09.2019

A ponte de arame, no final da travessia sobre o Rio Mambucaba, foi reformada recentemente e está ótima .

Francisco Chico Trekking 06.09.2019

Oi Roberto,
    Aquela última antes da ponte de arame, no Santo Antonio com Mambucaba?
    Que ótima notícia, ela estava perigosa.
    Se tiver imagens e puder compartilhar conosco seria ótimo (chicotrekking@gmail.com ou WhatsApp 31 99304-1915), pois muitos perguntam sobre esse ponto. Seria ótimo para atualizarmos nossa postagem.
    Agradecido, sempre! Abraços

ROBERTO MORAIS 06.09.2019

Olá , Francisco. Eu falo da última ponte , sobre o Rio Mambucaba, que dá acesso a estrada que leva ao sítio sabiá, que serve de base para muitos peregrinos, e tb, ao Perequê e estrada Rio-Santos.
    Eu moro aqui em Mambucaba, e estou sempre no sertao fazendo offroad

ROBERTO MORAIS 06.09.2019

Eu tenho várias fotos recentes da ponte de arame . Mas, não sei como publicar aqui no wikiloc. Se me passar um ZAP ou e-mail e te envio.

24 99817-9459

Francisco Chico Trekking 06.09.2019

Opa,
    Imagens recebidas Roberto. Agradecido pela gentileza. Irei atualizar o Blog, pq a ponte estava precária e ali é um ponto importante.
    Muito grato

• Фото E Santander

E Santander 22.09.2019

Parabéns Chico

Francisco Chico Trekking 23.09.2019

Muito obrigado pelo feedback Santander. Boas pernadas e bons ventos pra vc. Abraço

• Фото E Santander

E Santander 04.10.2019

Tô indo pra lá, agora em Outubro, como sempre seus tracklogs são o norte. Continue firme e forte.

Francisco Chico Trekking 08.10.2019

Maravilha Santander, depois conta como foi... E passe no seu banco e traga uns 'diero' pra nóis hahahaha... Abraço

ROBERTO MORAIS 08.10.2019

Domingo estive de passagem pela portaria do Parque e fui até a Cachoeira santo Izidro. Um espetáculo !!!!!