Moving time  один час 26 минут

Время  2 часов 30 минут

Координаты 957

Uploaded 29 апреля 2018 г.

Recorded апреля 2018

1,5
2,9

Просмотрено 314 раз(а), скачено 16 раз(а)

рядом с Estêvão, Santa Catarina (Brazil)

Trilha até o topo da famosa Pedra Branca - uma grande rocha granítica no topo do morro de mesmo nome, que serve de limite entre os municípios de São José e Palhoça.

Antes de mais nada, é preciso saber que o acesso ao lugar da trilha está sofrendo constantes alterações por causa da obra do contorno viário de Florianópolis. Neste momento (04/2018) é preciso andar um pouco pela obra pra fazer um contorno e chegar ao estacionamento, mas, no futuro, vai ter um viaduto saindo bem ali - que já está pronto, mas sem acesso.

A trilha é de ascensão em praticamente todo o caminho. No começo parece mais um caminho para jipes, depois transforma-se em trilha de mata fechada, até mais ou menos a cota 400, onde a vegetação fica mais arbustiva - e o solo mais pedregoso.

No trecho final, há uma subida em curvas - mesma técnica usada em estradas - até o cume. Nele, há um platô com bom espaço para acampamento e uma descida curta pelas rochas até uma ponta, onde se fica bem em cima da pedra branca.

Há uma belíssima vista lá em cima. É possível ver o morro do Cambirela e seus adjacentes, parte do Ribeirão da ilha, passando por Palhoça, São José, toda a parta central da ilha até Santo Antonio de Lisboa, áreas rurais ao Norte de São José e a SC-281 partindo em direção a São Pedro de Alcântara.

No sentido contrário, tem uma trilha que segue descendo o morro, provavelmente uma variante que parte de Palhoça.

Existem várias bifurcações que podem confundir o trilheiro, mas seguindo no celular uma trilha já realizada ela fica, sim, fácil.