Координаты 1616

Загружено 25 марта 2019 г.

Записано марта 2019

5,2
10,33 км

Просмотрено 2692 раз, скачано 126 раз

рядом с Calhariz, Setúbal (Portugal)

Descritivo:

Distância: 10.34 km
Tempo em movimento: 2 horas 39 minutos
Tempo Total: 4 horas e 25 minutos
Data: Março 2019

A primeira metade do percurso é essencialmente pautada por alcatrão, com excepção para a intersecção que permite ir até ao Miradouro do Jaspe através daquela que era a zona onde era recolhida a Brecha da Arrábida, uma pedra de características únicas que serviu em tempos como pedra ornamental.

Daqui toma-se a estrada de alcatrão que irá até ao Convento de Nossa Senhora da Arrábida, outrora pertença da Província Franciscana da Arrábida e que foi erguido no século XVI.
Desta vez não paramos para uma visita, até porque, é necessário marcação prévia.

Logo após deixar o convento pelas costas, iremos encontrar o início do trilho à nossa esquerda.
O mesmo apresenta uma inclinação ascendente acentuada no seu início, mas com tendência para normalizar.

Deixo nota para o sector ao KM 5,8 onde será necessário a ascensão por rochedos (uma espécie de degraus), no entanto, e com a devida precaução é possível uma transposição segura.

Daqui em diante a mata tendencialmente fica mais densa, pelo que roupa que proteja os membros é aconselhável.

Redobre forças no Marco Geodésico do Formosinho, e aprecie o que é possível avistar do seu pico a 501 metros de altitude.

Iniciamos o caminho de regresso, entre vegetação e Lapías, onde a sua fragmentação requer alguma atenção na sua transposição.
O restante caminho será acessível, somente com alguns sectores de vegetação mais densa mas nada de preocupante.
фото

2 комментариев

• Pedro Laia 30.10.2020

Я был на этом маршруте  Посмотреть еще

Percurso agradável, a primeira parte é quase sempre em alcatrão, o que não me agrada nada, mas teve mesmo de ser :(
    A Serra da Arrábida trás sempre umas dificuldades em seguir o percurso, típico da Serra.
    Vistas bem agradáveis.

• Фото rjpmendes

rjpmendes 02.11.2020

Obrigado Pedro pelo feedback.
    Realmente pena não existir uma boa alternativa fora de alcatrão que torne aquele circuito circular ainda mais aprazível.
    A vegetação da serra acaba por ajudar ou dificultar um pouco mais, consoante a época do ano.
    Bons passeios.

Вы можете или этот маршрут