• Фото Rota do Carvão PR4-MTG

Время  8 часов одна минута

Координаты 2637

Uploaded 11 февраля 2019 г.

Recorded февраля 2019

5,3

Просмотрено 14 раз(а), скачено 1 раз(а)

рядом с Manteigas, Guarda (Portugal)

Percurso pela Rota do Carvão por ocasião da Invernal da Associação Caminheiros da Rosa Negra. O ponto de partida e de chegada é o Parque de São Sebastião e não o centro de Manteigas.
Após uma curta distância pela estrada em alcatrão, inicia-se a subida por uma floresta muito variada, sendo de coníferas a quotas mais altas. A ascenção mais acentuada termina nas Penhas Douradas. A partir daí, prossegue gradualmente até ao planalto do maciço central, numa área desarborizada, chegando à Nave da Mestra.
Este percurso não passa pela fenda de acesso à Nave da Mestra, uma vez que esta estava cheia de neve, obrigando a contornar o afloramento rochoso onde a fenda se situa.
A partir da Nave da Mestra e após passagem pela Lagoa do Perdigueiro, o percurso desce acentuadamente para o Vale Glaciar (cuidado se houve neve ou gelo!) até chegar ao estradão que percorre o vale a meia encosta. Daqui segue-se mais uma vez por floresta mas em patamar, até à segunda casa florestal, já no limiar de Manteigas. A chegada faz-se após uma curta subida, feita principalmente pela estrada de alcatrão.
Excelente percurso, que infunde quietude e tranquilidade, especialmente ao redor da Nave da Mestra.