Время  6 часов 39 минут

Recorded июля 2019

4,0
8,0

Просмотрено 41 раз(а), скачено 1 раз(а)

рядом с Alcangosta, Castelo Branco (Portugal)

Conjugação de duas pequenas rotas que têm em comum as belas paisagens.

Com início em Alcongosta, aldeia serrana situada nas faldas da serra da Gardunha, seguimos um percurso que nos permite observar bem de perto a grandeza dos pomares de cerejeiras, com o verde das suas folhas ainda bem sarapintadas do vermelho dos seus frutos, mas também das variedades preta e também amarelas, embora estas em menor número, constituindo um prazer para os sentidos.

Já na rota da Pedra D’Hera, o destaque vai para o denso e bonito bosque de castanheiros que percorremos no caminho para o miradouro, local de belas vistas para a Cova da Beira, o Fundão e as serras da Estrela e do Açor.

Na parte final do percurso, que segue novamente pelo PR7, percorremos uma paisagem mais descoberta, por estradões algo pedregosos, que rasgam pela encosta da serra da Gardunha, ladeando afloramentos e cristas de xisto e de granito, passando também por miradouros naturais e algumas fontes de água.

Recomendações:
O caminho que nos leva de regresso á aldeia de Alcongosta, no quilómetro 14.6, e que começa assim que chegamos à estrada asfaltada depois de abandonarmos o estradão e que deveria seguir pelo interior de uma pequena floresta de pinheiros e sequoias, está totalmente descaracterizado pelo incêndio de 2017 e pela remoção da madeira queimada, trabalhos que ainda decorrem nestes dias com a ajuda de maquinaria pesada para remoção dos troncos e cepos, pelo que a marcação e os traços desta pequena secção do PR7 desapareceram. No entanto, trata-se de um pequeno trajeto de 150 metros que não comprometem a ligação ao caminho rural que se avista no fundo da encosta e que nos levam ao destino final. É só escolher visualmente o melhor caminho para colocar o pé, tomando o rumo da marcação pintada no tronco da árvore que sobreviveu ao fogo e que permanece de pé junto ao referido caminho rural.
Fogueira que se faz entre duas pedras, onde as varas do castanheiro são passadas pelo lume para tostar a casca e serem descascadas mais facilmente para as transformar em vergas destinadas à manufaturação da arte da cestaria.
Coordenadas obtidas em: http://rotadoscastros.blogspot.com/
Coordenadas obtidas em: http://arqueofundao.blogspot.com/2013/03/castro-e-capela-de-s-bras.html