Координаты 572

Uploaded 18 октября 2017 г.

Recorded октября 2017

2,2
4,5

Просмотрено 4367 раз(а), скачено 232 раз(а)

рядом с Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho leva-nos por alguns dos cenários do "Tibete Português" e visita algumas brandas, por vezes em ruinas. Desenrola-se na freguesia do Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, muito próximo de territórios pertencentes ao Parque Nacional Peneda-Gerês.

O tempo com muito calor ou muita chuva não são recomendáveis para este passeio, mas temos a garantia de encontrar, em qualquer estação do ano, cenários de grande beleza e de um interessante contacto com a vida destas gentes do minho: a agricultura de minifúndio, com os seus socalcos; a criação de gado, com as suas brandas; os montes e vales, tão próximos da Peneda-Gerês; as capelas, alminhas e cruzeiros; o casario minhoto.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez desenvolveu recentemente alguns trabalhos de promoção e manutenção dos trilhos pedestres do cencelho. Este trilho também beneficiou deste trabalho e é apresentado no site oficial, onde podemos descarregar o respectivo folheto, assim como ficheiros para apoio à orientação com GPS ou Smartphone.
Infelizmente, o mapa apresentado no folheto possui muito pouco detalhe, não permitindo que sirva de grande apoio à orientação ou ao conhecimento do meio envolvente.
Também os ficheiros para GPS deixam muito a desejar, uma vez que não incluem waypoints a documentar os diversos motivos de interesse do trilho. Têm pouco rigor das coordenadas apresentadas e, lamentavelmente, direccionam o pedestrianista por um percurso errado entre os km 0,16 e 0,42 (na parte mais a sul da localidade de Sistelo) que não está de acordo com as marcações implementadas no terreno. Valem-nos as marcações, que de momento estão em muito bom estado.

O ponto de partida do trilho, no centro de Sistelo, é também o ponto de início (ou de passagem) de diversos trilhos pedestres do concelho, que partilham partes do seu traçado com este:
- GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo . O traçado é comum entre os km 0 e 0,29 e entre os km 6,1 e o final.
- GR2 AVV - Grande Rota Intermunicipal do Alto Minho (Arcos de Valdevez Norte). O traçado é comum entre os km 6,1 e 8,5.
- PR1 AVV - Rota de Sistelo (Romeiros da Peneda). O traçado é comum entre os km 6,1 e o final.
- PR19 AVV - Trilho das Pontes. O traçado é comum entre os km 8,2 e o final.
- PR24 AVV - Trilho dos Socalcos de Sistelo. O traçado é comum entre os km 6,4 e o final.
- PR25 AVV - Trilho dos Passadiços. Tem o mesmo ponto de início.
- PR27 AVV - Trilho do Miradouro da Estrica. O traçado é comum entre os km 8,5 e o final.
- No caso do PR10 AVV - Rota de Montanha entre Brandas, a orientação é feita com recurso a mariolas, pelo que não encontramos qualquer outro tipo de sinalização implementada no terreno. Tem o mesmo traçado que este trilho entre os km 4,6 (junto à Branda do Alhal) e 6,1 (em Padrão), e também visita a Branda de Rio Covo (km 3,3).
- A Ecovia do Vez atravessa boa parte do concelho e vem desde Jolda de São Paio até ao Sistelo, no mesmo ponto onde este trilho começa. Tem um total de 32 km, passa por Arcos de Valdevez e pode ser feita a pé ou de BTT.

O trilho está sinalizado de forma que se pode considerar impecável.
Não encontrei obstáculos a ultrapassar. Os caminhos são, em boa parte, feitos com lages de granito (que exigem cuidado com tempo húmido), mas não apresentam grandes dificuldades. o mato em redor tem sido limpo, até ao momento.
A cobertura florestal quase não existe, pelo que existe grande exposição solar.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil", desde que se tenha um mínimo de cuidados.

Boas Caminhadas!
Информация

Início do PR14 AVV. Início dos Trilhos PR1 AVV, PR19 AVV, PR24 AVV, PR25 AVV, PR27 AVV e Ecovia do Vez. Passagem da GR1 AVV.

GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo PR1 AVV - Rota de Sistelo (Romeiros da Peneda) PR19 AVV - Trilho das Pontes PR24 AVV - Trilho dos Socalcos de Sistelo PR25 AVV - Trilho dos Passadiços PR27 AVV - Trilho do Miradouro da Estrica Ecovia do Vez

Cruzeiro

Alminhas (nicho)

Alminhas

Interligação com GR1 AVV - Travessia das Serras Peneda e Soajo

панорама

Miradouro

Храмовая архитектура

Capela de Santo António (Sistelo)

Nascente

Bosque

Corga da Saramangeira

Мост

Ponte. Corga de Lourenço.

Branda do Alhal

VG

Cruzeiro

Capela (Padrão)

Padrão. Interligação com a GR1 AVV, GR2 AVV e PR1 AVV

GR1 AVV - Travessia das Serras Peneda e Soajo GR2 AVV - Grande Rota Intermunicipal do Alto Minho PR1 AVV - Rota de Sistelo (Romeiros da Peneda)

Interligação com o PR 24 - Trilho dos Socalcos de Sistelo

Rio Vez

O vale do Rio Vez

Nascente

Corga de Lourenço

Linha de Água

Мост

Pontelha. Corga da Saramangueira.

Ponte. Corga da Saramangeira.

Interligação com o PR19 AVV - Trilho das Pontes

Casa do Guarda. Interligação com o PR24 - Trilho dos Socalcos de Sistelo.

Ponte Medieval (oitocentista) sobre o Rio Vez

Interligação com a GR2 AVV e com o PR27 AVV

GR2 AVV - Grande Rota Intermunicipal do Alto Minho PR27 AVV - Trilho do Miradouro da Estrica
Мост

Ponte (ruinas) com passadiço. Parque de Merendas.

Escadaria

Igreja de Sistelo

Building of interest

Castelo do Visconde de Sistelo

Espigueiros e Lavadouro

фонтан

Fontanário. Interligação com o PR19 AVV - Trilho das Pontes.

Alminhas

7 комментарийиев

• Jorge.mp 26.10.2017

Boa tarde!

Qual o tempo previsto para realizar este trilho?
    Obrigado

• Фото Mário Ramos

Mário Ramos 26.10.2017

Olá!

O folheto de apresentação do trilho indica 6 horas, que foi aproximadamente o tempo que eu demorei a percorre-lo. Faço os trilhos de forma relativamente descontraída, sem pressas.
    São apenas 9 km, mas com um declive acumulado de 570 m. Para quem é rotinado neste tipo de exercício, certamente que consegue concluir o trilho em menos de 4 horas. Mas isso é para quem aprecia mais a vertente física e não o passeio...

Boas caminhadas,
    Mário Ramos

• Фото Americog

Americog 02.12.2017

Um trilho muito bonito! O grau de dificuldade prende-se com o desnível acumulado... Metade do troço vá subir, metade a descer...

I have followed this trail  проверенный  View more

• Фото Miguel_Azevedo

Miguel_Azevedo 10.01.2018

Para os interessados deixo o link das casas para alugar em Sistelo totalmente equipadas. Mais informações: http://countryvillage.wixsite.com/northportugal/overview

• Jorge.mp 06.03.2018

Trilho feito com a Comunidade 149 - Agrup 813 Marinhas.
    Um trilho bastante agradável que nos proporcionou um contacto com a natureza e paisagens fora do normal !!

• Фото luis florencio

luis florencio 09.09.2019

Trilho curto, bom para conhecer Sistelo e a sua envolvência. Está a precisar de novas remarcações nalguns pontos.