Время  3 часов 15 минут

Координаты 1014

Uploaded 31 декабря 2019 г.

Recorded декабря 2019

-
-
417 m
185 m
0
1,9
3,8
7,6 km

Просмотрено 140 раз(а), скачено 8 раз(а)

рядом с Adufe, Porto (Portugal)

- Trilho circular, com marcações, com início e fim no parque de lazer do Carvalhal de Valinhas;
- Decorre ao longo do vale do rio Leça, pelas suas margens, no sopé do Monte Córdova e pelas encostas do Monte Padrão, no concelho de Santo Tirso;
- Este percurso coincide com partes dos PR2 STS - Padrão, PR3 STS - Rio Leça e PR6 STS - Vale do Leça;
- Misto de caminhos rurais, estradão de terra e trilhos de pé posto;
- Trilho com características difíceis no troço que acompanha as Quedas de Água de Fervença, pois o acentuado declive, a humidade do local e a pedra polida tornam esta parte do percurso bastante perigosa, pelo que requer atenção redobrada e destreza técnica para evitar quedas fatais;
- A paisagem é diversificada e nem sempre muito interessante, pois trata-se de uma zona bastante urbanizada. No entanto, esta zona ainda conserva vestígios rurais, associados ao património natural e arqueológico do rio Leça, que a tornam muito interessante. E as Quedas de Água de Fervença são, sem dúvida, soberbas!!!


__________________________________________________________________________________________


- PR1 STS - HISTÓRICO PRÉ-INDUSTRIAL
Tipo de percurso: Circular de pequena rota
Extensão e Duração: 7,10 Km – 3 a 4 Horas
Grau de Dificuldade: Algo difícil - Nível 3 de 5
Âmbito do percurso: Histórico, ambiental, paisagístico, cultural e desportivo
Época aconselhada: Todo o ano
Localização: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Castro do Monte Padrão.
Pontos de Partida / Chegada: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Monte Padrão.
Pontos de Interesse: Serra Hidráulica de Pereiras; Azenhas de Valinhas; Quedas de Fervença; Castro do Monte Padrão; Rio Leça.
Descrição geral: Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Capela do Monte Padrão. Este percurso entronca com o “PR 2 ST – Padrão” junto da Quinta de Linhares.


SANTO TIRSO
Santo Tirso foi o nome atribuído ao mosteiro fundado ou reedificado, no século X, pelos monges beneditinos na localidade de Moreira de Riba de Ave, sob patrocínio de Aboaçar Ramires, filho bastardo do rei Ramiro II. O uso do termo "Mosteiro de Santo Tirso", rapidamente substituiu o nome da localidade "Moreira de Riba de Ave". Trata-se assim de um hagiotopónimo. De 978 até 1834 constituiu um couto cuja sede era o Mosteiro de Santo Tirso, possuíndo propriedades por todo o Entre Douro e Minho. De 1836 até 1998 o actual concelho da Trofa esteve integrado no de Santo Tirso, que era, por isso, um dos 20 mais populosos do país. A cidade de Santo Tirso foi o berço da industrialização do têxtil em Portugal. A fábrica Fiação e Tecidos Rio Vizela, fundada em 1845, nas freguesias de Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, foi a primeira unidade do ramo no país, chegando também a ser maior fábrica portuguesa. Santo Tirso está centrado entre Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto, que distam todas cerca de 20 km.
Building of interest

Azenhas de Valinhas

Com vista a aproveitar a energia da água para moagem dos cereais, para a serração e também para o apisoamento de tecidos, foram-se estabelecendo ao longo dos vários afluentes do Rio Leça moinhos e azenhas. As azenhas de Valinhas possuem um grande valor para compreensão das pequenas atividades económicas de subsistência a nível local.
Храмовая архитектура

Capela do Senhor do Padrão

Pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, onde se conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado. Reza a lenda que esta capela marca o lugar onde esteve implantada a antiga igreja e mosteiro beneditino de Monte Padrão.
панорама

Panorâmica de Santo Tirso

Building of interest

Castro do Monte Padrão

O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Classificado como Monumento Nacional desde de 1922, o Castro do Monte Padrão foi escavado a primeira vez na década de cinquenta e assumiu, desde então, uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região. Em 1986, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Serviço Nacional de Arqueologia da Zona Norte, iniciaram um conjunto de ações em vista à proteção, estudo e valorização desta estação arqueológica. A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.
Музей

Centro Interpretativo do Monte Padrão

Building of interest

Serra Hidráulica de Pereiras

A Serra Hidráulica de Pereiras é um notável exemplo da arquitetura pré-industrial. Dedicada à serração de madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar. Classificada como Imóvel de Interesse Público, irá ser reabilitada, tornando-se um pólo museológico das atividades pré-industriais do Concelho de Santo Tirso.
Мост

Ponte sobre o rio Leça

Река

Rio Leça

O rio Leça nasce no Concelho de Santo Tirso, serpenteando pelas freguesias da parte Sul do Concelho, e correndo para o Atlântico, onde desagua junto à cidade de Matosinhos. Ao longo deste rio de águas límpidas, no seu percurso de montanha podemos observar uma multiplicidade de fauna e flora que coabitam nas suas margens. O Homem desde cedo que o utilizou, podendo encontrar-se vários moinhos e azenhas ao longo do seu percurso distribuídos pelas terras que este rio percorre.
водопад

Quedas de Água de Fervença

Lugar pitoresco localizado junto ao Carvalhal de Valinhas, onde as quedas de água apresentam um espetáculo magnífico da Natureza, correndo o Rio Leça célere até estas quedas.
Мост

Ponte de madeira

Храмовая архитектура

Ermida da Senhora de Valinhas

No interior da capela de Nossa Senhora de Valinhas pode-se admirar a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, em madeira dourada e ainda a sala de oração com cobertura de madeira. Esta pequena capela, que foi recentemente recuperada, remonta pelo menos ao séc XVIII, tendo no início do séc XIX o grande escritor Alberto Pimentel descrito a famosa romaria que todos os anos, a 8 de Setembro, se realiza neste lugar.
Пикник

Parque de Lazer Carvalhal de Valinhas

Localizado na freguesia de Monte Córdova, o Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas é um local aprazível de encontro e estadia. É um espaço onde predominam espécies arbóreas do género Quercus, nomeadamente Quercus robur – carvalho alvarinho e Quercus suber – sobreiro. É um povoamento florestal no qual se inclui um carvalho alvarinho classificado de interesse público. Realiza-se anualmente neste local a romaria da Senhora de Valinhas, que é uma das mais concorridas dos arredores.

Комментарии

    You can or this trail