-
-
2 154 м
1 881 м
0
1,0
1,9
3,81 км

Просмотрено 166 раз, скачано 4 раз

рядом с Barreira, Rio de Janeiro (Brazil)

Confira texto completo em:
https://www.chicotrekking.com.br/2020/04/portais-de-hercules.html

Portais de Hércules: O Mirante fabuloso do Parnaso

Localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em área do município de Guapimirim, próximo à divisa com o município de Petrópolis, ambos no Estado do Rio de Janeiro, o Portais de Hércules é talvez o ponto daquele Parque Nacional em que se obtém a melhor vista do Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora e Escalavrado; além de outras formações menos badaladas localizadas na Serra dos Órgãos.

A visita ao Portais de Hércules pode ser conjugada juntamente com a Travessia Petrópolis x Teresópolis (leia relatos dessa Travessia em 2 dias; ou em 3 dias). Ocorre no estilo ataque, consumindo aproximadamente entre 1h30 a 2h00 entre deslocamento ida, retorno e apreciação.

A partir do ponto inicial na Trilha da Travessia Petrópolis x Teresópolis o ataque ao Portal de Hércules totaliza aproximadamente 2,4 km entre ida e retorno. Quanto a distâncias gerais, o Mirante Portais de Hércules está à aproximadamente 10,3 km desde a Portaria Petrópolis; e a 2,6 km do Abrigo do Açu.

O acesso ao Portal de Hércules se dá a partir da rota da Travessia Petrópolis x Teresópolis, na altura da descida do Morro do Marco; antes de atingir o Vale da Luva. O Morro do Marco é o primeiro morro a partir do Castelo do Açu no sentido Teresópolis da Travessia. Do mesmo Morro do Marco é possível observar lá embaixo, em linha reta, à direita, no sentido Leste o Portais de Hércules.

A trilha de acesso não é sinalizada, nem batida e consolidada como a rota da Travessia. É discreta e em processo de consolidação, existindo alguns totens no trecho. Mas a navegação é visual, sendo totalmente em declive na ida; e aclive no retorno. Não há matas no trecho, mas muito capim de anta, como é característico das áreas mais elevadas da Serra do Mar.

A Trilha Ataque

Estando na Rota da Travessia Petrópolis x Teresópolis, após cumear o Morro do Marco e iniciar a descida sentido Vale da Luva, ao vencer o trecho mais íngreme observar à direita. Próximo a um lajeado partirá a saída-ataque para o Portais de Hércules.

A trilha discreta no sentido Leste percorre inicialmente trechos em lajeados. Há alguns totens orientando. Após o lajeado percorrerá trecho entre capim, onde a marca da trilha é bem visível, em acelerada consolidação. Na sequência a declividade se acentua e há outro pequeno trecho em lajeado; mesclando pontos já erodidos. Desse ponto já é visível logo abaixo o Mirante; e as montanhas do Vale estão muito próximas.

Já chegando no Mirante haverá uma bifurcação: Para a esquerda, em declive, há um mirador, que é bonito mas não é o principal. Já a trilha da direita, também em declive, cortará uma estreita depressão coberta por um filete de capoeira por onde corre um fio d'água. Na outra margem a trilha mais estabilizada levará ao Mirante principal em poucos metros.

O Mirante está à beira de um precipício, com vários pontos para observação. É um lugar incrível, mas também requer cuidados quanto à segurança. Não há nenhuma infra-estrutura no local. A dica é assentar nalguma das várias rochas e apreciar a vista!

Definitivamente o Portais de Hércules é um dos locais mais belos de todo o Parnaso; e um dos mais belos de todo o Brasil! É um lugar que nos arranca um suspiro longo e profundo, mesmo daqueles mais exigentes. Por tudo isso vale o esforço da visita!

Resumo - Dados Gerais - Portais de Hércules

Localização: Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Guapimirim - RJ
Distância a partir da Trilha da Travessia Petrópolis x Teresópolis : 1,2 km ida : 1,2 km retorno
Distância a partir do Castelo do Açu: 2,6 km
Distância a partir da Portaria Petrópolis: 10,3 km
Insolação: Alta; não há sombras no trecho
Água: Há uma fonte na depressão antes do Mirante. Pode secar no inverno, então siga abastecido
Sinalização na trilha: Não há
Segurança no Mirante: presença de penhascos, requer atenção e cuidados
Tempo necessário para realização: 1h30 a 2h00 entre ida, apreciação e retorno

Considerações

► Unidade de Conservação - Parque Nacional da Serra dos Órgãos Parnaso: Para visitas o Parque Nacional exige sistema de reservas, efetua cobrança de ingresso, pernoite e cobrança de uso de trilhas. Há infraestrutura implantada. Os ingressos e autorizações são concedidos via site, sendo todo o processo efetivado on line. Também no site do Parnaso estão todas as informações de acesso à Unidade e às suas várias sedes e portarias; bem como todos os atrativos e trilhas abertos ao público.
Site: www.parnaso.tur.br

► Para visitar o Portais de Hércules durante a realização da Travessia no Modo Clássico é necessária partida logo cedo do Castelo do Açu. Opcional seria visitá-lo ou no primeiro dia partindo e retornando ao Açu, ponto obrigatório para pernoite; ou mesmo no segundo dia, partindo na madrugada para o nascer do sol no Mirador. Para realizações em 2 dias somente é recomendado incluir a visita ao Portais aos praticantes experientes. Mesmo nesses casos recomenda-se a visita ao Mirante em estilo ataque no primeiro dia da Travessia; ou partida pela madrugada no segundo dia. Nesse caso será um dia intenso.

► Época de realização: O melhor período para realização é de abril a setembro; que é a época mais seca na região. No verão também é possível, mas esteja atento: são comuns chuvas fortes ou tempestades naquela região. Sob tempo adverso a visibilidade na região fica prejudicada, perdendo o sentido de Mirador do Portais de Hércules.
Маршрутная точка

Morro do Marco

Morro entre o Açu e o acesso ao Portais de Hércules
Маршрутная точка

Saída Portais de Hércules

Sai Hercules
Маршрутная точка

Camp Castelo do Acu

Camp Oficial no Castelo do Açu
Маршрутная точка

Vale da Luva. H2O

Caso necessitar há água
Маршрутная точка

Mirante Principal Portais de Hércules

Cuidado: beira precipício
Маршрутная точка

Mirante Secundário Portal de Hércules

Linda vista. Tenha cautela, beira precipício
Маршрутная точка

H2O. Pode secar no inverno

Vá para o Mirante abastecido
Маршрутная точка

Lajeado 2

Siga a direção
Маршрутная точка

Lajeado 1

Lajeado 1 - Mantenha direção
Маршрутная точка

Entra Portais de Hércules à direita

Nem sempre a entrada está nítida. Mas é só medir a direção
Маршрутная точка

Camp Alternativo Açu

Esse camp está ao lado da trilha da Travessia. É alternativo àquele dos Castelos. Às vezes está liberado; às vezes não

Комментарии

    Вы можете или этот маршрут