Время  3 дней 10 часов 3 минут

Координаты 6346

Загружено 18 февраля 2020 г.

Записано июня 2019

-
-
1 444 м
669 м
0
15
31
61,68 км

Просмотрено 1125 раз, скачано 26 раз

рядом с Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

ATENÇÃO:
1 - Leia em nosso Blog o relato dessa Travessia. No relato você encontrará informações e detalhes que podem ser importantes para o seu planejamento.
Link do Relato: https://www.chicotrekking.com.br/2019/08/travessia-lapinha-ao-intendente.html
2 - Este track é fiel à sua gravação; ou seja, não há nenhuma edição posterior como simplificações, retiradas ou qualquer outro ajuste antes do upload. Procuro mostrar os passos dados; inclusive pequenos giros e desvios.

INFOS SOBRE A TRAVESSIA
A Travessia Lapinha ao Intendente é uma rota que liga o arraial da Lapinha, município de Santana do Riacho; à região da 'Sede' do Parque Estadual da Serra do Intendente PESI, região do Povoado do Parauninha, Distrito do Itacolomi, município de Conceição do Mato Dentro; região Centro-Norte de MG.

Partindo da Lapinha a rota segue a Estradinha Tansamante. Cruza as RPPN's Brumas do Espinhaço, Ermos Gerais e Gutierrez; prosseguindo até quase o alto da Serra na virada para Candeias. Nesse ponto através de velhas trilhas de vaca toma sentido Sul-Sudeste em direção à região do topo do Cânion do Peixe Tolo; adentrando nas terras do PESI. A partir desse ponto descente a Serra até o Córrego Teodoro, passando pelas Cachoeiras do Altar e Rabo de Cavalo; finalizando na região do Peixe Tolo; próximo ao Povoado do Parauninha.

Cruzando uma região de incrível beleza e imensa riqueza natural; a Travessia seu formato original totaliza aproximadamente 65 km. Essa quilometragem pode variar para mais ou para menos; dependendo da opção logística ou atrativos a visitar. A altitude máxima aproximada da Travessia é 1.450m e a altitude mínima 700m.

Além do marcante conjunto paisagístico, os atrativos da rota são a Cachoeira do Bicame na sua parte inicial. Na porção intermediária estão os Mirantes Oeste e Sul do Cânion do Peixe Tolo; o Mirante da Cachoeira Rabo de Cavalo, o Córrego Teodoro com o seu pequeno cânion onde se encontram além de vários poços, a Cachoeira do Altar e o topo da Rabo de Cavalo. Já na parte final da rota estão a parte inferior da Cachoeira Rabo de Cavalo e o interior do Cânion do Peixe Tolo.

A maioria desses atrativos são opcionais, o que deixa a rota menos engessada e adaptável conforme o desejo do caminhante. Além disso tanto o trecho inicial a partir da Lapinha, bem como as ligações Rabo de Cavalo x Peixe Tolo podem ser percorridos de automóvel, o que diminui a quilometragem.

Vale ainda lembrar que parte dessa rota é a mesma que segue para o Tabuleiro pelo Norte; e para Extrema via Transamante; bem como acesso ou passagem para outros atrativos e circuitos na região.

IMPORTANTE

► Unidade de Conservação - Parque Estadual: Essa Travessia corta o Parque Estadual da Serra do Intendente PESI. O Parque não oferece sistema de reservas, cobrança de ingresso, pernoite ou uso de trilhas; pois não há infraestrutura implantada. Quando visitamos unidades que se encontram nessa situação é recomendável que mantenhamos contato com a Unidade e avisemos das nossas intenções. É importante que a Unidade tenha ciência de quem está caminhando pelas terras do Parque, pois isto poderá ser orientado; além de gerar estatísticas, estudos e melhorias. Os funcionários são gentis, dedicados e solícitos.

► Unidades de Conservação - RPPN's: Essa Travessia corta terras das RPPN's Brumas do Espinhaço, Ermo Gerais e Faz Gutierrez. São basicamente rotas de passagens e não oferecem serviços de infraestrutura ao visitante.

► São nas terras das RPPN's Brumas do Espinhaço e Ermo Gerais que se localiza a Cachoeira do Bicame. O local tem visitação controlada e limitada a 30 visitantes dia. Portanto se o visitante tem interesse em visitar esse atrativo é importante que chegue cedo ao Posto de Controle dessas unidades sob pena de dar com as caras na porteira. A RPPN não permite ida de caminhantes com cargueira para a Cachoeira. Logo, eventual visita ao atrativo durante a Travessia terá que ser feito no modo ataque.

► Trilhas e Trajeto: Predomina o sentido Sul-Norte-Leste. Sombreamento em aproximadamente 5% do trajeto. Há subidas e descidas; mas a variação altimétrica é relativamente baixa se comparada à distância. O declive mais acentuado é no trecho da descida da Serra até a região da Cachoeira Rabo de Cavalo, já dentro do PESI. Há trechos com estradinhas vicinais no início e final da Travessia; muito embora se possa utilizar desvios em alguns pontos. Restante do trecho com trilhas antigas, ora bem marcadas, ora pouco marcadas. Há pontos com trilhas se cruzando e algumas bifurcações importantes; requerendo atenção na navegação.

► Trilhas e Trajeto - Estrada Transamante: esta estradinha liga a região da Lapinha, município de Santana do Riacho à região de Extrema, município de Congonhas do Norte. Seu estado é precário e principalmente no seu interior não passa de dois sulcos. Os trechos iniciais e finais embora mais amplos se apresentam precários, com erosões, buracos e outros danos. O acesso para caminhantes é liberado e garantido. Já o acesso motorizado não é permitido.

► Logística de Acesso: Início e final em pontos distintos e distantes. Como em toda Travessia, a logística de acesso-regresso costuma ser a parte mais complicada para o praticante; pois quase sempre se tratam de pequenas localidades em que transporte público é escasso ou simplesmente não existe. Dependendo do dia e horário, essa situação pode exigir a contratação de serviços de táxi ou então combinado com amigos; ou então restando a alternativa de se fazer longos trechos à pé por estradinhas vicinais. Portanto, analise as condições e faça bom planejamento antes de realizar a travessia! As estradinhas de terra para o início e final da Travessia encontram-se em bom estado.

► Camping: Não há estrutura de camping no PESI ou na rota da Travessia. Proibido acampamento nas RPPN's. Eventuais acampamentos serão no estilo natural. Não faça fogueiras e traga todo o seu lixo de volta!

► Camping: Nas extremidades dessa Travessia há camping, tanto na região da Lapinha quanto na região do Parauninha-Peixe Tolo. Porém devido a localização são pouco utilizados por aqueles que realizam essa Travessia.

► Água: Há pontos de água pela rota, porém não são bem distribuídos por todo o trecho. Inicie abastecido. A partir do Rio das Pedras as fontes tornam-se mais escassas. Importante se abastecer nesse ponto ou no próximo, a cerca de 4 km, que também é uma fonte perene. Na época das chuvas é possível encontrar água com maior facilidade, mesmo na subida, virada e descida da serra; muito embora sejam fontes intermitentes. Porém na época da seca - em especial no período mais crítico entre agosto e setembro - toda a subida, virada e descida da serra será praticamente seca. Nesses casos a próxima fonte segura após o Rio das Pedras será somente no Córrego Teodoro; ou seja, já na parte final da Travessia. Fique atento! Use sempre purificador!

► Exposição ao Sol: Intensa. Use protetor solar.

► Época de realização: O melhor período para realização dessa travessia é de abril a setembro; que é a época mais seca na região. Porém é quando as águas das cachoeiras estão mais geladas e em menor volume; bem como as fontes de água escasseiam. Mas é mais seguro, uma vez que sob chuva forte a rota pode se inviabilizar, pois há córregos e rios importantes a serem cruzados.

► Tempo e Sentido para realização: 3 dias seria o formato suficiente para a realização. Em 4 dias é o formato indicado para intensa curtição. Mas é possível realização em 2 dias de caminhada mais apressada. Quanto ao sentido da Travessia, nossa opinião é que Lapinha x Intendente é o sentido mais proveitoso.

► Segurança: Até a subida da Transamante a dica é retornar ao início na Lapinha. No alto da Transamante a dica é descer para Candeias. Já a partir do alto do Intendente a dica é caminhar normalmente para o final da Travessia. Mas tenha em mente que em qualquer uma dessas opções as rotas podem ser longas. Não há estrutura de busca e resgate seja no PESI ou nos arredores. Não há sinal de telefonia celular pela rota; nem obviamente terminais telefônicos. Porém no alto da Serra do Intendente costuma ter sinal de telefonia, embora inconstante.

► Atenção: Ambientes naturais abrigam insetos e animais selvagens ou peçonhentos. Isto é natural e normal. Portanto ao manusear suas roupas e equipamentos verifique com atenção e rigor se não há presença desses animais ou insetos; evitando acidentes. Também fique atento quanto a presença de animais selvagens de grande porte; e evite assustá-los.

► Carta Topográfica: Baldim

► Pratique a atividade aplicando os Princípios de Mínimo Impacto

Посмотреть еще external

Маршрутная точка

Porteira Fazenda Cachoeira. Siga em frente.

Esquerda Posto de Controle e acesso ao Poço do Soberbo
Маршрутная точка

ESQUERDA Mirante Sul

Não há trilha até lá. Manter direção e escolher melhores passagens. Precipício ao final: CUIDADO. Linda vista do interior do cânion e das quedas Sul e Norte. Na alta seca volume de água reduz e pode desaparecer (Queda Sul)
Маршрутная точка

Porteira Emo Gerais

Маршрутная точка

DEIXAR Transamante. TENDER para a DIREITA. Campos

Маршрутная точка

Pontinha. H2O

Маршрутная точка

RALEAMENTO da Mata. Forte descida. Cascalho à frente

Маршрутная точка

PORTEIRA

Em emergência H2 a 400 metros à esquerda
Маршрутная точка

CURRAL de Arame

Cruzamento de trilhas de vaca. Mantenha o sentido
Маршрутная точка

H2O. Na seca pode estar imprópria

Маршрутная точка

Local propício a CAMP

Маршрутная точка

Tronqueira Alto da Serra

Маршрутная точка

Mirante Lateral. Linda vista. Descida acentuada

Маршрутная точка

Pé de Manga

Ponto bastante conhecido na região
Маршрутная точка

H2O Pode secar

Маршрутная точка

Rancho Teodoro

Praticamente abandonado
Маршрутная точка

Pinguela. Trecho sombreado

Маршрутная точка

Ribeirão TEODORO

Маршрутная точка

INTERIOR Cânion Peixe Tolo

Acesso através do Bar do Geraldo. Há trilha parcial; final em pula pedras. Há sinalização.
Маршрутная точка

Mirante Rabo de Cavalo. Cachu abaixo

Маршрутная точка

Antigo posto de controle do PESI

Moradia em frente. Estacionamento
Маршрутная точка

Bar do Geraldo Odora

Serve almoço. Há camping. Acesso Peixe Tolo
Маршрутная точка

Porteira RPPN

Маршрутная точка

Cabana do PESI

Normalmente há guardas no local
Маршрутная точка

H2O PERENE

Abasteça. Na alta seca pode ser a última água antes do Córrego do Teodoro
Маршрутная точка

Distrito do Itacolomi

ITACOLOMI
Маршрутная точка

Esquerda Leito do Teodoro

Маршрутная точка

Cachoeira do Altar

Descer pela margem direita. Cuidado: abelhas
Маршрутная точка

Drenagem Natural

Tomada pela vegetação
Маршрутная точка

Saída para Tabuleiro e Borda do Rio Preto

Маршрутная точка

DIREITA Transamante ESQUERDA Bicame

Маршрутная точка

Nosso Desembarque

Ocorrido nesse ponto pois estávamos com fretado e era um lugar mais propício para manobras
Маршрутная точка

Rio Pedras Passagem Molhada

Final da RPPN Ermos Gerais. Início RPPN Faz Gutierrez
Маршрутная точка

Arraial da Lapinha

Маршрутная точка

ATENÇÃO: Afloramentos Matações. Prefira mais à esquerda

Маршрутная точка

H2O Mata Norte Teodoro

Afastada da mata. Na alta seca pode desaparecer ou ficar imprópria
Маршрутная точка

H2O última da descida. Pode secar

Маршрутная точка

Topo Rabo de Cavalo

Маршрутная точка

Grande Erosão. Adiante siga à Esquerda

Маршрутная точка

Racha à Esquerda

Afastada da trilha
Маршрутная точка

Posto de Controle Adm RPPN's

Маршрутная точка

Mirante Rabo de Cavalo

Маршрутная точка

Mirante Sul Peixe Tolo

Маршрутная точка

Mirante Cachoeira do Altar

Маршрутная точка

Mirante Oeste Peixe Tolo

Маршрутная точка

H2O Emergência

Localizada fora da rota
Маршрутная точка

Seguir descendo à direita

Capoeira nas margens
Маршрутная точка

Cotovelo da Lapinha

Norte Travessia - Sul Arraial da Lapinha
Маршрутная точка

Cachoeira do Bicame

Маршрутная точка

Deixar Estradinha Transamante

Siga pelo campo, logo encontrará trilha
Маршрутная точка

Mirante Soberbo à Esquerda

Комментарии

    Вы можете или этот маршрут