Время  9 часов 34 минут

Координаты 2055

Uploaded 26 июля 2015 г.

Recorded июля 2015

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
983 m
369 m
0
4,2
8,4
16,89 km

Просмотрено 7994 раз(а), скачено 155 раз(а)

рядом с  Cabriz, Vila Real (Portugal)

!!! ALERTA !!! TROÇO DO RIO POIO COM PERIGO IMINENTE DE QUEDA, IMPOSSÍVEL DE REALIZAR COM TEMPO HÚMIDO E/OU LEITO DO RIO COM CAUDAL. É UM PERCURSO FASCINANTE PARA QUEM GOSTA DE VERDADEIROS DESAFIOS UMA VEZ QUE O NÍVEL DE DIFICULDADE É BASTANTE ELEVADO

Percurso: Cabriz-Favais-Alvadia-Rio Poio-Cascata Cai d`Alto-Poço Escuro-Poço do Inferno-Cabriz

Iniciamos o percurso junta à Igreja Matriz de Cabriz, percorremos as ruas da aldeia em direção às serras a norte. Os cinco primeiros quilómetros são sempre a subir… de Cabriz, a cota 370 m, chegamos à cota 970 m. Neste troço merece especial destaque a vista panorâmica de propriedades compartimentadas, exemplo da modelação da paisagem pelo Homem. Além de serem importantes para certas espécies e biótopos, estes mosaicos são também altamente valorizados pelo seu valor paisagístico e pela sua relevância cultural…
O percurso, comum ao recém criado PR4, faz-se por caminho antigo empedrado e de pé posto até à aldeia de Favais. Atravessamos a aldeia e seguindo por alguns metros a estrada M1143-1, corta-mos à direita pelo estradão em direção à aldeia de Alvadia à cota 940 m. Aqui aproveitamos para fazer o reforço da manhã, paramos no café da aldeia, mas hoje estava fechado. Mesmo assim, aproveitando as mesas da esplanada fizemos o nosso merendeiro.
Já com o estomago aconchegado, percorremos a aldeia e à saída desta seguimos por caminho entre muros que nos levou à estrada M313, que atravessamos e seguindo o caminho de terra chegamos a um lameiro que ladeia o Rio Poio.
As águas do rio Poio que atravessam Alvadia foram, durante muitos anos, aproveitadas para o funcionamento de moinhos e azenhas, alguns ainda visíveis junto ao leito deste curso de água em alguns locais pouco acessíveis, que nos deixam perplexos como as gentes dessa altura levavam os cereais de e para os moinhos, seriam com certeza trabalhos árduos.
Iniciamos a descida pelo rio! O percurso ao longo do Rio Poio é bastante difícil, mas compensado pelas paisagens lindíssimas, tendo como principais pontos de interesse a Cascata Cai d’Alto, o Poço do Inferno e o Poço Escuro.
Ora pelo leito do rio, ora pelas suas margens, pedra ante pedra, o percurso decorreu entre as escarpas do Poio. Logo nas primeiras lagoas fomos a banhos, num anfiteatro natural rodeado de rochas, as águas cristalinas proporcionaram um agradável momento de tranquilidade e relaxamento.
Um primeiro obstáculo que tivemos de contornar fez-nos subir a encosta e voltar a descer a corta mato, com alguns arranhões nas pernas lá voltamos ao leito do rio… para pouco depois, voltar a subir e contornar a famosa Cascata Cai d`Alto. A descida ao rio torna-se perigosa em alguns locais pois é necessário descer pelas fragas sem grandes apoios.
Já de volta ao Poio, e depois das fotos da Cascata Cai d`Alto, seguimos pedra ante pedra rio abaixo numa sucessão de lindíssimas lagoas de água cristalina, entre elas as mais conhecidas do Poço Escuro e do Poço do Inferno.
Apesar do sol ainda brilhar e convidar a um último banho nas águas cristalinas do Poio, o adiantado da hora não nos permitia-a esse último prazer, ainda tínhamos uma hora e trinta minutos de viagem de carro pela frente… Optamos por sair do rio junto a uma pequena levada que nos levou à estrada a 600 metros da igreja onde tínhamos deixado os carros e onde terminamos esta aventura.
Difícil?! Sim!!!... Mas valeu a pena, um percurso fascinante para quem gosta de verdadeiros desafios.

2 комментарийиев

  • PicosAlpinos 30.08.2015

    Obrigado pela partilha!

  • Фото Caminhantes

    Caminhantes 31.08.2015

    Obrigado pelo comentário.
    Ficamos satisfeitos em partilhar as nossas trilhas e que possam sirvam para outras aventuras...
    Boas caminhadas!

You can or this trail