Время  5 часов 2 минут

Uploaded 1 мая 2015 г.

Recorded мая 2015

5,1

Просмотрено 3163 раз(а), скачено 89 раз(а)

рядом с  Piódão, Coimbra (Portugal)

Em dia de caminhada na Serra do Açor não tivemos muita sorte com o tempo. Chuva e nevoeiro foram companhia em grande parte do trajeto., o que nos impediu de apreciar as fantásticas vistas que a Serra do Açor nos proporciona.
Começámos no Piódão e fomos em direção a Foz D'Égua pelo caminho de terra. Por esta altura ainda tinha sem chuva e nevoeiro deu para apreciar as encostas "pintadas de amarelo" e para fazer umas caches pelo caminho.
Chegámos a Foz D'Égua e quem já por lá passou conhece a beleza deste local, ainda que por esta altura sem as comportas fechadas a beleza não seja propriamente a mesma. Passámos pela ponte de madeira, ao estilo Indiana Jones, apesar de a mesma estar interdita. Não se faz, mas ignorámos o aviso.
A partir daqui foi subir, subir, subir para chegar ao ambicionado Colcurinho, a 1242 metros e altitude. A primeira subida foi de 3,6 km a 13% de inclinação média, naquilo que numa outra caminhada eu chamei de "mini Alpe D'Huez". Seguiu-se uma zona de "descanso" para o assalto final ao Colcurinho, agora já com muito nevoeiro, chuva e vento. Foram 1,9 km as 18% de inclinação média, sendo que uma zona de 500 metros tinha uma inclinação média de 31%. Foi subir a ritmo de caracol, pois não dava de outra forma.
Chegados ao Colcurinho, o nosso grande objetivo, pouco ou nada conseguimos ver. Pequena pausa, abrigados na capela, para comer e foi altura de começar a descer. E também não foi fácil . 500 metros a -30%. A partir daqui o percurso tornou-se mais fácil, sempre em ligeira descida até ao Piódão, escondido na neblina, mas ainda assim já repleto de visitantes.

Piódão

Foz D'Égua
A aldeia de Foz d’Égua pertence à freguesia do Piódão, na Serra do Açor. Em Foz d’ Égua encontramos a confluência das ribeiras de Chãs com a do Piódão. Existe ali uma praia fluvial.

Colcurinho
O Monte do Colcurinho está situado na Serra do Açor a uma altitude máxima de 1242 metros e faz parte da Freguesia de Aldeia das Dez. O seu nome remonta, consoante as versões, à presença dos Lusitanos e dos Romanos. Este monte formou-se há aproximadamente 600 milhões de anos juntamente com a Serra da Estrela. Geologicamente é essencialmente de origem xistosa. É um local privilegiado e de rara beleza que advém do vastíssimo horizonte que se estende da Estrela ao Caramulo e do Montemuro ao Açor. É, provavelmente, um dos locais de onde melhor e, com mais encanto, se pode assistir quer ao nascer, quer ao pôr-do-sol. No alto do monte está a capela da Nª Sr.ª das Necessidade, que faz parte integrante do santuário de Nª Sr.ª das Preces. Existem, também, neste monte vestígios de muros, que se pensa terem pertencido outrora a uma torre de vigia, a um castelejo ou uma atalaia

Piódão é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 36,57 km² de área e 178 habitantes (2011). Densidade: 4,9 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro. A aldeia de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura. A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores. Atualmente, a desertificação das zonas do interior afeta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam às suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.