-
-
838 m
501 m
0
2,3
4,7
9,35 km

Просмотрено 28 раз(а), скачено 1 раз(а)

рядом с Fundão, Castelo Branco (Portugal)

Caminhada ao redor do Monte de São Brás (30 de Dezembro 2018), começando e terminando na sede dos Caminheiros da Gardunha.

O percurso sai da cidade pelo traçado da Rota da Pedra d'Hera, tomando o sentido horário do circuito deste PR até à base do monte de São Brás, onde vai prosseguir rumo ao miradouro de onde se domina o Vale do Alcambar, avistando-se o extenso cerejal que rodeia a aldeia de Alcongosta. Logo em frente temos o Cavalinho (cerca de 1050m) encimado pelo posto de vigia.
Segue-se depois para SO, até chegarmos ao PR da Rota da Cereja que vamos seguir no sentido anti-horário até aos depósitos de água. Aqui segue-se em frente pelo bosque de carvalhos e castanheiros até à portela a partir da qual se avista o Souto da Casa e o vale da ribeira de Vale d'Urso, a serra da Maúnça (coberta por eólicas) com a aldeia do Açor e, inclusive lá ao longe, as escombreiras das minas da Panasqueira.
Toma-se o caminho do Carvalhal mas no sentido do Souto da Casa, passando junto ao Picoto (antiga atalaia do Castro de São Brás) e, junto ao primeiro cerejal, vira-se à direita, seguindo sempre em frente até chegar novamente à estrada Souto da Casa-Alcongosta.

Vira-se à direita caminhando pela estrada até chegar a uma clareira entre os cerejais, tomando-se o caminho à esquerda, descendo sempre até à estrada nacional 238 (cuidado com o trânsito!). Caminhamos alguns metros pela estrada e tomamos o caminho da direita junto ao Lar da 3ª Idade, rumo ao Parque de Campismo. Entramos no Parque do Convento e saindo pelo portão de baixo, seguimos pelo passeio até à Escola Serra da Gardunha e tomamos a Calçada do Convento regressando ao Fundão.

Комментарии

    You can or this trail