Время  6 часов 4 минут

Uploaded 8 июня 2013 г.

Recorded июня 2013

9,6

Просмотрено 60785 раз(а), скачено 3150 раз(а)

рядом с  Rio Acima, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto circular, no sentido anti-horário, de 38km, partindo da Praça Paulo Teixeira, em Rio Acima - MG, passando por algumas cachoeiras e pela Serra da Gandarela, cadeia de montanhas que integra o complexo da Serra do Espinhaço. O percurso é formado por single tracks e estradas de terra pouco movimentadas.
Para encontrar o local próximo ao ponto de partida por meio do Google Maps, utilize a ferramenta "como chegar pela estrada a este local", na coluna à direita. Perto da Praça Paulo Teixeira, indicada no link, existe um pátio asfaltado onde é possível estacionar o carro com segurança, sem restrições, ao lado do Destacamento da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Município.
No YouTube, o usuário Leonardo Faria disponibilizou um bom vídeo sobre esta trilha. Confira:

O caminho possui dificuldade moderada, apresentando single tracks com algumas valas, erosões, pedras, rochas nuas, areia e cascalho, como revelam as fotos. Já as estradas de terra têm terreno relativamente regular, mas com cascalho e pedregulhos, o que as torna pouco aderentes.
A primeira metade do percurso é marcada pelas subidas e, a outra, pelas descidas, como demonstra a altimetria, sendo ambas de inclinação moderada. É possível encarar as subidas com relativa tranquilidade. Ainda sob esse aspecto, a trilha não é tão exigente. Por outro lado, as descidas são bastante divertidas, oferecendo obstáculos muito equilibrados.
Como indicam os waypoints, existem umas belas cachoeiras no caminho, dentre as quais se destaca a do Viana, um lugar muito bonito em que, além da queda d’água, que no total deve ter mais de 30m, é possível visualizar um vasto horizonte, pois o ponto tem cerca de 1090m de altitude. Infelizmente, há uma boa quantidade de lixo deixada nas redondezas pelos visitantes do local.
Salienta-se que a Vale, por meio do Projeto Apolo, está se preparando para iniciar a mineração na região da Serra da Gandarela. Nesse sentido, no 19º quilômetro, é preciso passar por uma guarita mantida pela empresa, em que seguranças da Prossegur solicitam a identificação e tiram uma foto do visitante.
Apesar disso, até agora (junho de 2013) não há restrições à entrada na região. De qualquer maneira, é bom aproveitar enquanto a Vale não inicia a mineração, pois depois provavelmente as vias ficarão muito mais movimentadas e terão o acesso dificultado. Felizmente, há uma proposta para criação do Parque Nacional da Gandarela, mas não sei como está o andamento do processo.
Quanto ao panorama, a natureza em todo o trajeto está bem preservada, com predomínio da Mata Atlântica e do Cerrado. O percurso é belo, com uma vista majestosa do horizonte e, entre o 15º e o 25º quilômetro, da Serra da Gandarela. Alguns locais possuem jardins naturais muito bonitos, em meio às rochas, com sempre-vivas e outras plantas.
No que se refere ao sinal de celular, o da Oi está disponível de forma intermitente nos primeiros e nos últimos dez quilômetros do percurso, mas não sei informar sobre as demais operadoras.
Enfim, a trilha é excelente, tem obstáculos de dificuldade moderada, com subidas e descidas equilibradas, de inclinação razoável, que possibilitam muita diversão. Além disso, o trajeto apresenta a beleza de algumas cachoeiras e da natureza nas proximidades da Serra da Gandarela.
Confira as fotos com mais descrições!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 38km
Dificuldade técnica: 6/10
Dificuldade física: 6/10
Inclinação das subidas e descidas: moderada
Presença de sombra em aproximadamente 30% do trajeto
Presença de cachoeira(s): sim
Beleza natural: 7/10
ATENÇÃO: esta trilha foi feita em junho de 2013. Como as condições do percurso são continuamente alteradas, inclusive pelos períodos das chuvas e das secas, considere as descrições acima como indicativas das dificuldades existentes. Preserve a natureza, utilize equipamentos de segurança e, antes de iniciar uma trilha, observe as precauções divulgadas neste link.

Cachoeira

48 комментарийиев

• Фото Pedro.GOMPER

Pedro.GOMPER 18.08.2013

Fiz a trilha hj e não tive qq problema na portaria da vale.
    Mto bem marcada a trilha e vale a diversão.
    Parabéns, Eugênio. Show de bola. Valeu.

Eugênio Ribeiro 19.08.2013

Que bom que você gostou, Pedro!

• Фото André Assenço

André Assenço 21.08.2013

Parabéns pela iniciativa Eugênio. Estava com o Pedro nessa empreitada! trilha tá bem demarcada e boa pra sentar o pé. Abraço

Eugênio Ribeiro 21.08.2013

Valeu, André! Manda bronca!

• Фото Vinícius Jácome

Vinícius Jácome 12.02.2014

Bão demais

Eugênio Ribeiro 12.02.2014

É um trem bão mesmo, Vinícius.

• Фото DXMARIUS

DXMARIUS 29.03.2014

Ouuu Genial https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/rio-acima-serra-da-gandarela-trilha-borbolight-4634888/photo-2334952

• Gustavo Martins 19.06.2014

A trilha a pé dura quanto tempo?

Eugênio Ribeiro 19.06.2014

Não sei, Gustavo. Abraço!

• eng.erivelton 24.06.2014

Eugênio, bom dia!
    Fiz esta trilha no último domingo e posso afirmar que o trajeto não é moderado.
    Muito subida, vários singles com muitos obstáculos, como mencionou.
    Essa trilha deveria ser classificada como difícil, na minha opinião.
    Independente de classificação, foi um pedal inesquecível! Paisagens memoráveis e cenários indescritíveis! https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/rio-acima-serra-da-gandarela-trilha-borbolight-4634888/photo-2334949

Eugênio Ribeiro 24.06.2014

Bom dia, Erivelton.
    A questão envolvendo a classificação das trilhas sempre apresenta controvérsia, pois a avaliação dos trajetos é inevitavelmente subjetiva. Por isso, os comentários são sempre bem-vindos.
    Para que outros leitores possam ler sua sugestão, insira o texto na página principal, pois poucas pessoas o verão dentre as fotografias.
    Que bom que você gostou do pedal. É uma região bem interessante.
    Abraço, Erivelton! https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/rio-acima-serra-da-gandarela-trilha-borbolight-4634888/photo-2334949

• Фото Vinícius Jácome

Vinícius Jácome 27.06.2014

Bão demais

• fredamaral 27.07.2014

Esta trilha possui muitas subidas, mas vale à pena

• Фото orlandocn

orlandocn 01.08.2014

Uma das minhas preferidas. Ainda da pra reabastecer o camelbak na portaria da Vale.

• markiko 14.09.2014

Trilha muito boa e bem descrita aqui, podem fazer sem medo, achei bem pesada, porem deposito tudo em minha má forma fisica.. APROVADISSIMA!

• quadres 14.10.2014

yes

• mirlo.13 26.10.2014

ok

• Фото SM BIKE

SM BIKE 16.11.2014

Perfecta.

IroN_tux 04.05.2015

A trilha é top e tem um visual muito bonito.
    Só achei roubada após cruzar o córrego, onde há um pequeno trecho rochoso que difícil de subir.
    Recomendo esta trilha!

• Roger BH 07.05.2015

Trilha muito boa, com subidas e descidas moderadas sem maiores dificuldades, cachoeiras, visual top vale muito a pena.

• Фото fredbsilva

fredbsilva 18.05.2015

Fiz essa trilha sábado e quase "morri" naquela subida no estradão de terra :)
    Trilha show de bola... quer dizer, de pedal!!!

SDS

• Фото herbert ribeiro

herbert ribeiro 31.05.2015

Boa descrição!

• Фото Fernandogarces

Fernandogarces 13.06.2015

I have followed this trail  проверенный  View more

Trilha bacana muita elevação, mas tranquilo de subir.

• Фото vinicius bmx

vinicius bmx 22.06.2015

Excelente trilha, recomendo muito

• HugoGatto 14.07.2015

eugênio...
    Um veiculo do tipo utv vc acha que passa na trilha ? abs

IroN_tux 14.07.2015

Hugo, permita-me responder.
    Você consegue chegar até o km 20, mas depois não acho que não passará. Nessa parte, após a travessia do riacho, a trilha fica bem complicada com uma subida estreita e depois muito rochosa.
    Não conheço a região para indicar uma rota alternativa.

• HugoGatto 14.07.2015

Muito Obrigado

IroN_tux 14.07.2015

Por nada.
    Aproveito para corrigir o texto: "Você consegue chegar até o km 20, mas depois acho que não passará".

Eugênio Ribeiro 15.07.2015

Hugo, realmente não é possível completar a trilha utilizando um veículo UTV. Além do ponto mencionado pelo Iron_tux, há trechos em single track, envolvidos por arbustos, árvores e rochas, impossíveis de se percorrer num veículo deste tipo (confira o vídeo em 3min4s). Por outro lado, apesar de não ser possível completar o trajeto, é viável percorrer alguns trechos com um UTV, principalmente nas estradas e áreas mais descampadas. Não sei se valerá a pena, mas, talvez indo até lá você descubra alguns percursos interessantes.
    Até mais!

• HugoGatto 15.07.2015

Eugênio,

Bom dia e obrigado pelo retorno. Vi o video no ponto que vc falou e acho que ali especificamente o UTV passará, pois os arbustos dobram ou quebram com a passagem dele.....Fiquei com duvidas sobre o trecho rochoso mencionado por vcs....
    Vou programar de passar por lá e checar.

Obrigado de novo.

• Фото salagartija

salagartija 19.12.2015

Que bonito país tenéis.
    Cuidarlo mucho, no permitáis que destruyan esa naturaleza única. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/rio-acima-serra-da-gandarela-trilha-borbolight-4634888#wp-4634895/photo-2334989

Eugênio Ribeiro 22.12.2015

Obrigado, Salagartija!
    Abraço! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/rio-acima-serra-da-gandarela-trilha-borbolight-4634888#wp-4634895/photo-2334989

• Фото Marcos Casa

Marcos Casa 24.12.2015

Depois da portaria da Vale, no riacho que atravessa, tem um trecho de empurra bike bem desgastante, pois as motos detonaram o local, até o Morro do Careca é um trecho ruim de pedalar, contudo é compensado pela exuberante paisagem, em especial as pedras no caminho que lembram de longe as stonehenge. Trilha feita em Dezembro de 2015

• brunik56 30.12.2015

nossa.., meu gps cabou bateria depois da guarita da vale, pegamos seguimos descendo tudo e envés de decer o riacho, seguimos direto a estrada

que vai pra caeté , a sorte foi que 3 motoqueiros alertou, quase anoitecendo ..foi um aperto .. , ai tivemos que voltar pela estrada de terra de rio acima , antes de chegar na guarita da vale.., mas a volta foi sensacional , apesar dos pesares , gostei bastante da trilha ..

• Фото Felipe Ricardo

Felipe Ricardo 08.01.2016

Boa tarde Eugênio, primeiramente gostaria de agradecer a sua contribuição aqui no wiki (perfeição nos detalhes etc), realmente faz muita diferença. Gostaria de saber se essa trilha passa pela whistler mineira e pela cachu do rodrigo. Se a resposta for não, tem como passar por esses dois locais sem extender muito o pedal? Obrigado

Eugênio Ribeiro 08.01.2016

Olá, Felipe, muito obrigado pelo apoio!
    Esta trilha não percorre a Whistler Mineira, mas passa muito próximo dela, especificamente entre o 25º e o 27º quilômetros, logo depois do Morro do Careca (pelo mapa, no trecho citado, é possível observar a mata de reflorestamento por onde passa a Whistler). Se você conhecer a região, não terá dificuldade em adentrar na Whistler e retomar o traçado original da Borbolight.
    No que se refere à Cachoeira do Rodrigo, fui displicente em não indicá-la por meio de waypoint, mas ela se encontra aproximadamente no km 28,6 (dê um zoom no mapa e você verá que ela está indicada pelo próprio Google). Observe que, para chegar à cachoeira, é preciso percorrer uma pequena distância em uma trilhazinha no meio da mata, às vezes muito difícil de se distinguir, sendo fácil passar despercebido por ela.
    Tanto a Whistler quanto a referida cachoeira, inclusive a citada trilhazinha, foram mapeadas na Trilha Horizontes, divulgada em meu perfil. Por meio de softwares apropriados, como o Basecamp, da Garmin, é possível usar o traklog da Horizontes para inserir a Whistler e a Cachoeira do Rodrigo na Borbolight.
    Fique à vontade para fazer novas perguntas.

• Фото Felipe Ricardo

Felipe Ricardo 09.01.2016

Ok Eugênio, olhei aqui direitinho e realmente os pontos são muito próximos. Vou fazer um reconhecimento primeiro pra juntar tudo e gravar e depois levo a galera. Muito obrigado pela ajuda. :D

• Bruno Camodeco 18.04.2016

Boa trilha com trechos bastante técnicos. Infelizmente em alguns pontos foi impossível pedalar devido aos estragos causados pelas motos. A parte final de longa descida pelo estradão até chegar na cidade foi a mais bacana!

Atenção: tem que prestar bem atenção depois da portaria da Vale para não perder o lugar de virar à esquerda para pegar a subida para o Morro do Careca (essa subida é bem chata!). Eu acabei passando do ponto e tiver que voltar um tanto bom!

• Фото viagem.bruno

viagem.bruno 24.04.2016

Trilha show de bola!!! Obrigado pela precisão da descrição Eugênio.

Eugênio Ribeiro 24.04.2016

Valeu, Bruno! Abraço!

• ecobike77 30.10.2016

Opa da pra brinca em rsrsrsd https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/rio-acima-serra-da-gandarela-trilha-borbolight-4634888#wp-4634889/photo-2334971

• Фото George Araújo

George Araújo 07.04.2018

Excelente!!

• Фото Luiz Felipe Viana

Luiz Felipe Viana 20.08.2018

Alguém sabe se a vale está proibindo a entrada

• Фото Weber Souza

Weber Souza 06.01.2019

Percurso sensacional. Fizemos o trajeto em 15/08/2018 e foi possível seguir perfeitamente pelo mapa. Obrigado pela descrição detalhada do percurso e por compartilhar.