Время в движении  3 часов 51 минут

Время  6 часов 42 минут

Координаты 9064

Загружено 6 августа 2018 г.

Записано августа 2018

  • Оценка

     
  • Информация

     
  • Легко следовать

     
  • Пейзаж

     
-
-
2 026 м
543 м
0
20
40
80,29 км

Просмотрено 2209 раз, скачано 31 раз

рядом с Matadouro, São Paulo (Brazil)

Partindo Guará, subindo pelo Gomeral sentido Campos do Jordão, trilha tranquila, muitas pedras na serrinha do Gomeral, mas tranquila no seco. Logo após, tem uma saída a direita onde chega -se na Fazenda Lavrinhas. Entra-se abrindo porteiras em função das ovelhas, mas segundo um funcionário, não tem problema tal passagem. Aí começa algumas profundas erosões onde precisa ter muito cuidado e NUNCA ir só! Passamos depois pela Fazenda da Onça, onde volta a ter umas estradas rurais em boas condições. Depois começam novamente as erosões e atoleiros mais extensos. A subida ao Pico do Ataque é bem íngreme e não se deve ir caso esteja chovendo, ou tem viatura muito bem preparada e assumir os riscos, face as formações de piso escorregadio e erosões com razoáveis profundidades. Deste ponto até a Rampa de Voo Livre, na verdade foi trilha no passado, atualmente está tomada de vegetação, formação de atoleiros, grandes erosões. A vegetação rasteira fica tão densa que o piso desaparece, a trilha então, nem se fala! Não está mais carroçável. Passamos com certa dificuldade, a única exceção seriam os jipes bem preparados com pneus MUD, por exemplo. Guincho tb é um bom equipamento para este trecho!! O melhor é ser evitado em qualquer circunstância. Passamos (1 Duster e 1 TR4) com muita dificuldade e boas cicatrizes nas pinturas!!
Valeu a experiência, mas certamente não seria opção para retorno!! Ao menos este trecho entre os Picos do Ataque e da Rampa de Voo Livre. O resto vale muito a pena!! Lembrando de iniciar bem cedo para ter luz do sol ainda no final da trilha!!
A bateria do celular acabou pouco antes de chegar na rampa. Mas não compromete nada, uma vez que não ha alternativas!! Para tem o caminho completo, visite a trilha 27274400 ("Guaratinguetá/Gomeral - Faz.Lavrinhas - Faz da Onça - Pico do Ataque - Rampa de Voo Livre - BR 459"), porém sem fotos e sem View Points.
Маршрутная точка

Término do asfalto

Панорама

Pequeno mirante

Antes de iniciar a Serrinha do Gomeral, temos essa vista para a zona rual da cidade de Guaratinguetá.
Убежище

De frente para a Pousada Santa Maria da Serra

Перекресток

Fazenda Lavrinhas

Информация

Sítio dos Bretas - Entrada Proibida

Мост

Pequena amostra da mudança do solo depois da Fazenda Lavrinhas

Информация

Divisa SP-MG. Entrando no território de Minas Gerais (Delfim Moreira)

Мост

Próxima a direita, chega-se ao Bairro do Charco

Мост

Na curva acentuada passada, caso fosse reto, chegaria ao Bairro do Charco

Перекресток

Seguindo sentido Fazendo da Onça - à diretia

Информация

Entrada em Área Militar

Информация

Reino do Elefante

Озеро

Vertedouro em Área Militar - Bom lugar para um piquenique

Мост

Vertedouro

Убежище

Fachada da Sede da Fazenda da Onça - Exército Brasileiro

Информация

Lado oposto da Sede da Fazenda

Вершина

Acesso ao Pico (desconhecido para nós), mas como já eram 14h, sem almoço, passamos despercebida a entrada.

Na foto é clara a tal entrada à direita.
Убежище

Pousada São Francisco de Campos do Jordão - Delfim Moreira

Руины

Ruínas do Sanatório - 1906 a 1912

Вершина

Pico do Ataque

6 комментариев

  • Фото De Sagres

    De Sagres 14.01.2019

    Será que passa caminhonete 4x4? Sem arranhões 😯!!!?

  • Фото Mauro Corrêa

    Mauro Corrêa 15.01.2019

    Passar, sem dúvida passa! Sem arranhões??? Aí depende de como a vegetação cresceu depois de tanta chuva. Mas o pior pedaço (e curto) é entre o Pico do Ataque e a Rampa de Vôo Livre, que a mata (e bambus) 'fecham a trilha' e depois que entrou nesse trecho, quase não se tem chance de retornar face a largura da trilha. O Resto é tranquilo. A maior parte é estrada rural, mas encontramos algumas 'boas' erosões e lamaçal que qq 4x4 passa. Porém, com essas chuvas, não recomendo ir sozinho! Aliás, trilha onde não tem sinal de celular e trecho desconhecido, não é lugar para se ir só!! ;)

  • Фото Douglas  Lemes

    Douglas Lemes 09.09.2019

    Passei lá esse final de semana da uma acompanhada lá, o caminho tá bem abandonado, só passa cavalo e moto de trilha, apesar das motos ser trail deu muito trabalho pra chegar até a rampa de voo livre, mais vale a aventura! Nunca faça um trilha sozinho e sem conhecimento prévio! Abraço

  • Фото Mauro Corrêa

    Mauro Corrêa 09.09.2019

    Que legal sue comentário Douglas! Desta forma temos histórico de como está a situação por lá. Quando fui já estava bem fechada a mata lateral e tinham pontos que mau se via a trilha no chão, encoberto de vegetação! Pela sua descrição, piorou muito la, provavelmente em função das chuvas na região e de pouquíssimo uso pelos trilheiros. Os próprios funcionários das pousadas, nos disseram da impossibilidade de passarmos na ocasião com nossas vtrs, mas passamos. Agora, pelo jeito piorou muito!! Valeu os coments!!

  • Фото Douglas  Lemes

    Douglas Lemes 09.09.2019

    Abraço

  • Фото ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ

Вы можете или этот маршрут